Fundação Cultural inicia obra da Estação Martins Guimarães
16/06/2016

Secretaria de Governança

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), vai assinar o contrato da obra de revitalização da estação Martins Guimarães neste domingo (19), às 14h. A assinatura será na igreja próxima à estação na região da Vila Tesouro, atrás da fábrica da GM, na zona leste da cidade.

A vencedora da licitação foi a empresa Moraes Correia Ltda. A obra custará R$ 209.174,05. Serão reformadas as paredes, a cobertura, portas e janelas para que o espaço ganhe posteriormente novo uso. A previsão é de que a obra comece nesta segunda-feira (20) e dure até 90 dias.

A estação Martins Guimarães foi inaugurada em 1921 e, quatro anos depois, reconstruída em alvenaria. Seu nome homenageia o engenheiro José Francisco Martins Guimarães Filho, chefe de tráfego em 1892 e, posteriormente, chefe de linha e diretor. Foi desativada em 1951 e desde 1996 é preservada como patrimônio histórico de São José dos Campos.

Estações Joseenses 

Além da Martins Guimarães, a Estação Central de Trem de São José dos Campos e a de Eugênio de Melo passam revitalização. 

Na Estação Central, a obra está sendo executada pela empresa MRS Logística, administradora do prédio, com previsão de ficar pronta em nove meses.

A estação de Eugênio de Melo também está em obras. A parte externa vem sendo revitalizada a fim de retomar a fachada original, além da reestruturação da ambientação interna do prédio em três salas. 

Após o fim das obras, a estação de Eugênio de Melo será utilizada como um equipamento multicultural em parceria com a Casa de Cultura Rancho do Tropeiro Ernesto Villela (Rua Ambrósio Molina, 184 - Eugênio de Melo), com o objetivo de receber exposições e apresentações das variadas manifestações artísticas.

Todas essas estações são prédios históricos de São José dos Campos e preservados por lei por meio do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural de São José dos Campos (Comphac).