Encontro na Mantiqueira promove a literatura em SFX
17/06/2016
Mapa
Entre as atrações estão oficinas, shows musicais, saraus e mesas literárias. A abertura oficial do evento será na Tenda Principal Foto: Divulgação

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A primeira edição do Encontro na Mantiqueira – Literatura em Foco começa nesta sexta-feira (17) em São Francisco Xavier. Realizado pela comunidade do distrito, com corealização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e da Prefeitura de São José dos Campos, o evento segue até domingo (19).

Entre as atrações estão oficinas, shows musicais, saraus e mesas literárias. O primeiro encontro independente na área da literatura na região vai contar ainda com a presença de diversos escritores durante os três dias de programação gratuita, que está disponível na internet.

A abertura oficial do evento será nesta sexta-feira (17), às 19h30, na Tenda Principal, que estará montada na Praça Cônego Manzi. Quem se apresenta no primeiro dia do encontro é a Orquestra Possível, formada exclusivamente por músicos de São Francisco Xavier, sob regência de Daniel Gonçalves.

No sábado (18), logo pela manhã, às 9h, a Biblioteca Solidária do distrito vai realizar uma oficina de encadernação para crianças, monitorada por Cecília Loeb. O dia segue com diversas atividades até as 22h30, com uma serenata pelas ruas de São Francisco Xavier, conduzida pelo Trem da Viração.

Na Tenda Principal do encontro, quatro mesas literárias vão discutir diferentes temas que abrangem a literatura. “O Ofício de Dar Voz ao Silêncio”, será o tema da primeira mesa, a partir das 10h, com participação do escritor Vitor Leonardi, da jornalista Daniela Arbex e do psicólogo Gustavo Barcellos. 

Às 14h, o tema é a liberdade de expressão na literatura e discute a autonomia jornalística, com a presença dos escritores Audálio Dantas, Gabriel Priolli e Leão Serva. Um pouco mais tarde, às 16h30, a mesa literária é “Poesia e Prosa em Foco”, conduzida pelos poetas Estevão Azevedo, Rita Elisa Seda e Viviana Bosi.

O lançamento do livro “Ditadura Nunca Mais – A verdade de São José dos Campos no período de 1964 a 1985 a partir dos depoimentos à Comissão Professor Michal Gartenkaut” faz parte da última mesa do dia, às 19h, com mediação de Antonio Acioli de Olivo.

O livro é composto por 92 relatos dos depoentes, produzidos em 18 reuniões, realizados entre outubro de 2014 e maio de 2015 na Câmara de São José dos Campos. A obra também contém cópias de relatórios dos órgãos de informações, atas de reuniões, recortes de jornais sobre “espionagem” e perseguições a pessoas e organizações da sociedade no período da Ditadura Militar.

Domingo

Na manhã do domingo (19), o Coreto da Praça Cônego Manzi será palco do teatro “Bonecas de Pano, Bonecas de Pau – Emílias de Monteiro Lobato, às 10h. Em seguida, a Biblioteca Solidária promove contação de histórias e um sarau infantil em homenagem à escritora Cecília Meireles.

Ainda no domingo, ocorrerá uma série de Debates Circulares voltados à importância da literatura. Os temas destes encontros variam entre diferentes gêneros textuais e dicas de como despertar o interesse pela leitura.

Sessões de cinema e intervenções literárias também integrarão o evento. O poeta e analista de sistemas Fernando Lopes vai apresentar no sábado, a partir das 18h, seu projeto “A machina de fazer poesia”, que faz a integração entre informática e poesia. Entre outros grupos e pessoas envolvidas com a área, estará presente sábado e domingo o LitheraTrupe, grupo que confecciona livros-objeto, utilizando material reciclável.

O encerramento do 1º Encontro na Mantiqueira ficará por conta do grupo Cordas da Mantiqueira, que apresenta um show de viola caipira, às 14h45, no coreto da Praça Cônego Manzi.