Secretaria de Governança
Um grupo de alunos de badminton adaptado, que faz parte do Ação Paralímpica, realizou testes físicos na quinta-feira (16) no Centro de Medidas de Avaliação Física (CMAF) do Centro da Juventude, na região sul de São José dos Campos.
Foi a primeira vez que os participantes do programa, que é voltado à iniciação esportiva de pessoas com deficiência, fizeram a avaliação. Nos testes antropométricos, os profissionais verificaram o peso, o percentual de gordura, por meio das dobras cutâneas, além da circunferência abdominal
O coordenador técnico da unidade, Rodney Kotesky, explicou que a avaliação neuromotora analisou as forças de braço e mão, assim como a potência dos membros.
Um dos praticantes da modalidade em cadeira de rodas, Edson Barbosa, disse que nunca tinha feito esse tipo de avaliação. "Gostei muito de poder ter a oportunidade de realizar essa avaliação, geralmente não temos, quase nunca, essa possibilidade, voltada para pessoas com deficiência."
Segundo Alessandra Santos, outra cadeirante que foi avaliada, é importante realizar os testes, principalmente para quem quer fazer uma atividade física. “Queremos saber como está o nosso físico para iniciar a prática de um esporte”.
Também foi a primeira vez que o ocorreu a parceria entre o Centro de Avaliação Física e programa Ação Paralímpica, mantidos pela Prefeitura de São José dos Campos.
A Ação Paralímpica foi lançada em 2015 pela Prefeitura e tem o objetivo de estimular a vivência e a prática esportiva, em modalidades paralímpicas para pessoas com deficiência. Atualmente, as atividades ocorrem no Centro da Juventude e no Centro Poliesportivo do Jardim Cerejeiras.
Informações sobre como participar do programa podem ser obtidas pelos telefones 3932-8635 e 3932-8609.