Secretaria de Governança
A Escola Interativa chegou a mais 595 estudantes de São José dos Campos. Os alunos beneficiados são da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Profª Mercedes Rachid Edwards, em São Francisco Xavier. O Distrito entrou na rede do programa nesta sexta-feira (17).
A escola é a 42ª unidade do Ensino Fundamental a receber o programa, que está presente também na Educação Infantil com salas interativas de leitura. Até agora, já são quase 60 mil alunos beneficiados em toda a cidade. Até o final deste mês, todas as 47 EMEFS serão cobertas pela Escola Interativa, permitindo o acesso tecnológico e preparando os alunos para o futuro.
“O programa vem para somar à prática pedagógica, enriquecendo as aulas e tornando-as mais atrativas e dinâmicas. É um recurso valioso que vai proporcionar maior interação entre professores, alunos e tecnologia”, disse a diretora da unidade, Elenice Vilasboas.
Alunos e educadores participaram da cerimônia da aula inaugural aberta à comunidade escolar. Débora Fernandes é professora e tem uma filha de 10 anos de idade no 5º ano da EMEF Mercedes Rachid. “A sala de aula finalmente poderá contar com essa tecnologia, que irá auxiliar na busca pelo conhecimento”, disse.
Lucas Lyrio, aluno do 8o ano que participou da aula inaugural, ficou empolgado com o projeto. "É muito bom e vai contribuir com nosso conhecimento. O mais curioso é ser encaixado na área rural, que está distante da zona urbana, mas isso nos liga. Mostra que podemos continuar com esse estilo de vida sem deixar de estar conectados".
O programa, implantado na rede municipal desde julho de 2014, vem contribuindo decisivamente para um novo processo de aprendizagem que une tecnologia e pedagogia. A iniciativa tem capacitado profissionais de educação, modernizando e transformando a rede.
O prefeito explicou o processo de implantação do programa em São Francisco Xavier. “A Escola Interativa torna as aulas mais interessantes e divertidas. Foi um investimento em 40 quilômetros de fibra ótica para trazer uma internet forte para o Distrito. Queremos universalizar o direito de toda criança ter acesso à tecnologia”, disse.