Secretaria de Governança
Com uma cerimônia marcada pela emoção, a Prefeitura de São José dos Campos entregou nesse domingo (19) as obras de manutenção e conservação da Residência Olivo Gomes, um dos principais patrimônios históricos do município, que fica no Parque da Cidade “Roberto Burle Marx” (Avenida Olivo Gomes, 100), em Santana.
Cerca de 200 pessoas participaram da cerimônia, que contou com a apresentação do Clube do Choro Pixinguinha. As ações, que começaram em outubro de 2015, possibilitaram o início do processo de recuperação das condições de uso da residência, para que pudesse ser reaberta à visitação pública.
O prefeito agradeceu o empenho e o apoio de diversos parceiros e entidades da sociedade civil para a valorização do patrimônio histórico de São José. “Este parque foi uma belíssima conquista para São José e representa um legado importante para nossa cidade, um link direto com cultura e educação. Esta é uma diretriz de trabalho importante para nós. São José precisa investir mais no resgate da sua história, na preservação.”
“Cuidar deste patrimônio é promover uma mudança na sociedade. Estamos no começo deste processo e desejamos que as pessoas possam desfrutar do Parque e desta casa que é nosso maior patrimônio”, destacou o administrador do Parque da Cidade.
Para Fábio Almeida, diretor de patrimônio histórico da Associação Joseense para Fomento da Arte de da Cultura (AJFAC), que executou os trabalhos de recuperação, o processo foi gratificante. “É muito significativo devolver este grande exemplar da arquitetura modernista para que as pessoas possam conhecê-lo. Sua utilização e valorização pela comunidade é o que garantirá sua conservação”, declarou.
A casa, construída em 1951 para ser residência da família de Olivo Gomes, diretor-presidente da Tecelagem Parahyba, trouxe recordações para pessoas que vivenciaram essa época, como o casal Geraldo José Teixeira Pinto, 71 anos, e Lucy Antunes Pinto, 69, que acompanhou a cerimônia.
“Essa casa representa muito pra mim, que convivi com a família Gomes na década de 60, quando trabalhava no escritório da Tecelagem e meu pai era Chefe da Segurança. Eu me emociono muito quando venho aqui”, contou Geraldo. “É muito importante resgatar a história de São José para que os mais jovens a conheçam”, destacou Lucy.
As melhorias no Parque da Cidade também marcaram o aniversário de 20 anos de sua criação, em 27 de julho de 1996. A Prefeitura vai estruturar um cronograma de visitação monitorada, por meio do Programa de Educação Patrimonial (PEP), da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).
Melhorias
Também no domingo (19) foi entregue o novo Portal de Entrada do Parque da Cidade, revitalizado com base no projeto original de 2004, assim como o cercamento frontal do Parque com gradil. Os visitantes também puderem aproveitar as 20 novas mesas de piquenique instaladas na área verde.
Para as obras na Residência e as melhorias no Parque da Cidade, foram investidos aproximadamente R$ 1 milhão, com recursos do município e do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).