Secretaria de Governança
A segunda edição da Semana Cultural EJA (Educação de Jovens e Adultos) começa nesta terça (21) e prossegue até quinta-feira (23) com uma série de ações integradas para proporcionar a socialização dos alunos e possibilitar a ampliação de conhecimentos voltados para tecnologia e comunicação.
Serão oferecidos cinco tipos de oficinas, todas gratuitas e realizadas no LEDI (Laboratório de Educação Digital e Interativa) no período noturno, mesmo horário de aula dos estudantes. As inscrições foram realizadas previamente nas escolas. Cerca de 150 alunos por dia participarão das atividades.
Neste ano, as oficinas terão os seguintes temas: “Olha eu aqui”, que vai abordar como obter sucesso nas entrevistas para o mercado de trabalho, “Adivinha?”, sobre o uso de tecnologia e arte gráfica, “Aprendendo com o tablet”, que abordará o uso de aplicativos para aprendizagem, “Studio arte”, sobre a criação de fotos e vídeos com recursos do tablet, e “Espaço Maker”, uma oficina tipo “faça você mesmo” com o uso de diferentes materiais e possibilidades para o cotidiano.
A Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de ensino de São José tem hoje mais de 2.600 alunos matriculados, distribuídos entre 12 escolas.
Matrícula
A Prefeitura de São José dos Campos está com inscrições abertas até o dia 8 de julho para interessados em iniciar ou retomar o Ensino Fundamental em 2016, por meio da EJA.
Os interessados, a partir de 15 anos de idade, poderão se inscrever pelo telefone 156 da Prefeitura ou se dirigindo a uma das 12 escolas municipais que oferecem o curso. Não existe limite de vagas. Para os idosos a partir de 60 anos, há mais uma possibilidade, que é a de estudar na EJA no período da manhã nas Casas do Idoso Sul, Norte, Leste e Centro.
O curso é semestral e dividido em EJA 1 (do 1º ao 5º ano) e EJA 2 (do 6º ao 9º). As aulas são gratuitas e ocorrem no período noturno. Mais informações pelo telefone 3931-6007.
Analfabetismo Zero
A campanha “Analfabetismo Zero” da rede municipal de ensino conquistou novos alunos para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), após o lançamento em julho de 2015. No ano passado, foram 2.696 alunos matriculados.
A campanha reúne diversas ações voltadas para a população, desde a participação dos alunos da rede como agentes multiplicadores junto a familiares, assim como uma busca ativa dos alunos da EJA evadidos da rede desde 2007.