Oficina de Escrita, Quadrilhão e Feira Agroecológica agitam Vicentina
20/06/2016
Feira Agroecológica
Será realizada a Feira Agroecológica, com a venda de alimentos e produtos agroecológicos, cultivados por produtores regionais Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

A Oficina de Escrita, iniciada em abril deste ano, terá continuidade nesta quarta (22) e quinta-feira (23), às 19h, no Centro de Formação Profissional de Artes e Ofícios, do Parque Vicentina Aranha (Rua Engenheiro Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana), região central de São José dos Campos. Nos dois dias, o escritor Marcelino Freira abordará desde minicontos até romances e poemas, chamando a atenção para o cuidado que se deve ter com a linguagem. 

O curso também vai proporcionar contato direto com um dos mais renomados autores nacionais, uma vez que Marcelino é o idealizador da “Balada Literária” e suas principais obras são “Angu de Sangue” (Atelie Editorial), “Contos Negreiros” (Record – Prêmio Jabuti 2006), “Nossos Ossos” (Record – Prêmio Machado de Assis 2014, Melhor Romance). 

Destinada a aspirantes a escritores e poetas, estudantes, professores e todos aqueles que amam a literatura, a oficina está com as vagas preenchidas. A atividade é parte do Projeto Biblioteca ao Ar Livre.

No domingo (26) às 10h30, o Parque Vicentina Aranha convida a comunidade à vestir o chapéu de palha e saia comprida para o Quadrilhão do Vicentina. O show musical Rabeca no Pé de Serra será com a banda joseense Fuá Rabecado, no Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus. O espetáculo promete animar a plateia com ritmos juninos e temas de quadrilha, como folias, xotes, sambas de roça, baião e rastapé.

Ainda no domingo (26), das 9h às 14h, será realizada a tradicional Feira Agroecológica, com a venda de alimentos e produtos agroecológicos, cultivados por produtores regionais. No mesmo horário, ocorre a Feira de Artesanato Mãos e Arte, com a exposição e venda de artesanatos regionais. A entrada é pelo portão da Avenida São João

Parque Vicentina Aranha

Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico).

Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura de São José dos Campos, tendo desde 2011 a Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura (AJFAC) como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.