Projeto inédito da Casa do Idoso faz avaliação da função pulmonar
22/06/2016
Casa do Idoso
Para participar, o idoso precisa fazer inscrição na Casa do Idoso, informando-se sobre os dias e horários em que serão realizado Foto: Antonio Basílio/PMSJC

Secretaria de Governança

Os frequentadores da Casa do Idoso estão participando de um projeto inédito, que prevê uma avaliação detalhada da função pulmonar e da força muscular respiratória por meio de exames de espirometria, oscilometria e manovacuometria. 

Este projeto é uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, com o Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Imunologia Pulmonar e do Exercício, que realiza uma pesquisa financiada pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Para participar deste projeto, o idoso precisa fazer inscrição na recepção da Casa do Idoso, informando-se sobre os dias e horários em que os testes serão realizados. A avaliação começou na semana passada, pela Casa do Idoso Sul, e depois será estendida para as demais unidades.

A espirometria é o exame clássico para avaliar a função pulmonar, podendo revelar alterações de obstrução ou restrição dos pulmões, sendo imprescindível para o diagnóstico e acompanhamento de doenças pulmonares como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), enfisema pulmonar, entre outras.

A oscilometria é um exame refinado que permite avaliar o grau de rigidez (resistência) dos brônquicos (vias aéreas) e também dos pulmões. Esse exame é capaz de detectar alterações pulmonares de maneira precoce, mesmo quando ainda não foram detectadas alterações na espirometria. É um exame que ainda não está disponível em todo o Vale do Paraíba.

Já a manocacuometria é um exame pelo qual é possível avaliar a força da musculatura respiratória nas suas duas fases, inspiratória (quando é puxado o ar para dentro dos pulmões) e expiratória (quando se solta o ar dos pulmões).

O teste também identificará a interferência da obesidade na função pulmonar, e avaliará a composição corporal, pelo peso, altura e do exame de bioimpedância, que aponta o quanto uma pessoa tem de massa magra, massa gorda e água. A avaliação é gratuita e será disponibilizada para todos os idosos que participarem do projeto.