Exposições apresentam história do esporte joseense para a população
22/06/2016
“São José e os Atletas Olímpicos”
A mostra “São José e os Atletas Olímpicos” se juntará ao “Túnel do Tempo” e vai destacar a trajetória esportiva do município Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

Duas exposições, inauguradas neste mês, estão apresentando à população momentos importantes da história do esporte na cidade. No formato itinerante, a mostra “São José e os Atletas Olímpicos” foi aberta ao público no dia 14, se juntando ao “Túnel do Tempo”, que destaca a trajetória esportiva do município.

 

Em cartaz no Cefe (Avenida Olivo Gomes, 250, Santana) até o dia 3 de julho, a exposição sobre os atletas olímpicos presta uma homenagem a 17 joseenses ou radicados na cidade que defenderam o Brasil nos Jogos Olímpicos de 1948, Londres, a 2012, também realizados na capital do Reino Unido.

 

São 17 painéis fotográficos que contam a trajetória de nomes como Fabíola Molina (natação), Zé Geraldo (basquete), Leandro Cunha (judô) e Bagé (futebol). A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h.

 

Entre os dias 5 e 15 de julho, os frequentadores do Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131, Jardim América) poderão conhecer os joseenses que já participaram da Olimpíada. A exposição ainda passará por outros locais, em datas a ser definidas, e é um dos eventos que marcam a passagem da tocha olímpica em São José dos Campos, no dia 26 de julho.

 

Já a outra exposição, “Túnel do Tempo”, está aberta para visitas desde o começo deste mês no Museu de Esportes (Praça Afonso Pena, 29, Centro). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 14h, com exceção dos feriados.

 

Destacando a trajetória dos esportes na cidade, que tem aproximadamente 200 associações esportivas registradas, a exposição busca trazer à tona a história dos principais atletas e das grandes conquistas das equipes de São José dos Campos. Futebol, futsal, judô, natação, basquete e vôlei são as modalidades em destaque.

 

“As exposições são importantes para a população ter a oportunidade de conhecer melhor os atletas que representaram e ainda representam tão bem a cidade em competições importantes, como as olimpíadas”, enfatizou o coordenador do Museu de Esportes.

 

O Museu de Esportes, que completa 17 anos em 2016, tem um acervo com mais de 9 mil fotos – além de vídeos em DVD –, 4 mil recortes de jornais, 1.300 troféus e 900 objetos, entre medalhas, bolas, ingressos, chuteiras e camisas.