Projeto transforma cercado do Novo Teatrão em obras de arte
23/06/2016
 Pintura e grafite nos tapumes
O trabalho de pintura e grafite nos tapumes de madeira foi realizado por cem alunos da rede pública, envolvendo familiares e professores Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

Um projeto piloto da Prefeitura de São José dos Campos transformou em obras de arte os tapumes da área de segurança dos trabalhos de modernização do Novo Teatrão, região leste da cidade. 

O trabalho de pintura e grafite nos tapumes de madeira foi realizado por cem alunos da rede pública municipal, com a instrução de profissionais renomados nas artes plásticas, história da arte, arte-educadores e grafiteiros. O processo de criação também teve a participação dos familiares, professores e profissionais da educação.

Participaram do projeto estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Professora Leonor Pereira Nunes Galvão e Professora Palmyra Sant’Anna, além dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das duas unidades, que ficam na região leste de São José dos Campos.

Inicialmente, o projeto está dividido em quatro fases. Na primeira, os alunos participam de aulas sobre História da Arte, com o professor Iriê Salomão Júnior, mestre em História e Crítica de Arte. Na aula, ele aborda também o tema “Minha vida na cidade”, que leva os envolvidos a pensar o seu cotidiano, o seu bairro, a sua cidade, o seu meio ambiente e o seu relacionamento com a vida que os rodeia.

Após a aula, o especialista leva os participantes para uma visita técnica e monitorada pelo Parque da Cidade, um dos cartões postais de São José dos Campos, onde estão obras do arquiteto e urbanista Rino Levi, e o paisagismo do arquiteto e artista plástico Roberto Burle Marx.

A segunda fase é composta por oficinas de grafite e pintura vertical, com arte-educador e grafiteiros da cidade. Depois da capacitação, sob orientação técnica e acompanhamento dos professores de arte da rede municipal de ensino, os alunos entram na fase de elaboração dos desenhos que deverão ser reproduzidos e pintados nos tapumes.

A execução do trabalho, com a participação da família, sob orientação e acompanhamento dos profissionais envolvidos, é a última fase. De acordo com a secretária de Promoção da Cidadania e coordenadora do projeto, “é a hora de transformar um pedaço de madeira em obra de arte.”

Além de fomentar e despertar nos alunos o gosto pela arte do desenho, da pintura e do grafite, “o objetivo do projeto é desenvolver a apropriação e valorização dos espaços públicos, a popularização da arte, a autoestima e a identidade do cidadão joseense.”

As três primeiras fases tiveram duração de um mês, sendo realizada entre maio e junho. A última etapa ocorreu nos dias 10 e 11 deste mês. Ao todo, foram decorados 60 tapumes de madeira, formando um muro colorido que adorna o entorno do Novo Teatrão, dando mais vida ao espaço e valorizando a arquitetura urbana.

Nas artes, é possível encontrar as mais diversas formas de visão da cidade, vista pelos alunos, descoberta nas aulas de história e transformadas em arte, como: o bairro onde moram, praças, prédios históricos, parques, pontos turísticos, o imaginário e o sonho para o futuro, e as tradições, como o bolinho caipira, os aviões, e a tecnologia.

De acordo com a secretária, “o projeto teve o seu piloto no Novo Teatrão, e deverá ser estendido e desenvolvido, ainda este ano, em mais escolas”. Sílvia explica ainda que, “após o término e entrega do Novo Teatrão, as obras de arte nos tapumes seguirão em exposições itinerantes pelas regiões da cidade”.

O Projeto é uma iniciativa da Secretaria de Promoção da Cidadania em parceria com a Secretaria de Educação. O projeto integra o Programa Tocando o Futuro, que leva arte, cidadania e cultura para diversas regiões da cidade.

Mais informações podem ser obtidas pessoalmente no Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América) ou pelo telefone 3932-8631.