Secretaria de Governança
O ciclo de oficinas de artesanato, promovido pelo Programa Qualifica da Prefeitura de São José dos Campos, prossegue nesta sexta-feira (24), com a segunda aula “Bordados da Vovó”. Serão 12 horas de formação, com três horas cada. As vagas já foram preenchidas.
Entre as participantes do ciclo de oficinas existem algumas que enfrentaram o desafio de desenvolver novas habilidades e estão conseguindo reforçar o orçamento doméstico, além de aprimorar os seus trabalhos.
Uma dessas histórias é da moradora do Jardim Morumbi Michele de Souza Pereira, 33 anos, que participou da oficina de pano de prato com coração. “Fiz quatro em casa, gastei R$ 7, pois já tinha o pano e vendi por R$ 45”, disse Michele, que participou da primeira aula da oficina “bordados da vovó”, realizada última terça-feira (21). “Agora quero fazer patchwork com bordado e agregar mais valor ao meu trabalho.”
Em busca de inovação, a artesã Maria de Fátima de Freitas, 58 anos, moradora do Santa Inês 1, se inscreveu nas oficinas. “Fiz aqui porta alfinete e porta maquiagem. Faço trabalhos com aplique e aprendi a mexer com feltro. Está sendo muito bom participar das aulas de bordado, pois estou aprendendo coisas novas.”
Qualifica São José
Desde a sua criação em 2013, o programa realizou 154 cursos nas áreas de serviços, turismo, comércio e indústria, todos realizados em parcerias com as instituições do Sistema S de ensino profissionalizante. Mais de 14 mil pessoas passaram pelos cursos e outras atividades oferecidas.
Em 2016, foram ofertados 33 cursos, com 837 vagas. Também foram oferecidas 600 vagas em palestras sobre como elaborar um currículo, se preparar para entrevistas e dinâmicas de emprego, além de dicas de como ser um profissional competente. O programa também realizou 6 treinamentos na área de hidráulica, com 600 vagas disponibilizadas e 8 oficinas de artesanato com 210 vagas. Para saber mais sobre o programa acesse
www.sjc.sp.gov.br/qualifica.
Mais informações na Casa do Trabalhador (Praça Afonso Pena, 175 – Centro) ou pelo telefone (12) 3923-5770.