Prefeitura inaugura nova UPA do Campo dos Alemães no domingo
24/06/2016
UPA do Campo dos Alemães
O prédio se destaca por ser amplo e arejado, no qual foram aplicados conceitos de aproveitamento de espaço, ambiência e luz natural Foto: Claudio Capucho/PMSJC

Secretaria de Governança

A Prefeitura de São José dos Campos inaugura a nova UPA do Campo dos Alemães neste domingo (26), às 10h. A nova UPA está instalada na Rua João Batista do Nascimento, 359, no Campo dos Alemães.

 

Construída em uma área de 7 mil metros quadrados, a nova UPA do Campo dos Alemães possui 2.100 metros quadrados de área construída, abrigando salas de espera (infantil e adulto), salas para atendimento de urgências, observação infantil e adulto, brinquedoteca, salas de exames, inalação, curativo, eletrocardiograma, raios-X, estacionamento, entre outras dependências.

 

A unidade terá atendimento padrão III, o maior entre os modelos adotados pelo Ministério da Saúde, com capacidade para atender em média 700 pacientes por dia e vai contar com equipamentos modernos, como o raios-X digital, no qual médico e paciente poderão ver o resultado do exame na tela do computador.

 

O prédio também se destaca por ser amplo e arejado, no qual foram aplicados conceitos modernos de aproveitamento de espaço, ambiência e luz natural, com foco na humanização do atendimento.

 

“Estamos muito orgulhosos do resultado dessa obra. Realmente, superou nossas expectativas. É uma UPA que parece um hospital”, disse o secretário de Saúde.

 

Para o prefeito o prédio atenderá bem a população. “Agora sim, temos uma UPA com letra maiúscula, exatamente o que a população do Campo dos Alemães e região precisava e merecia”, disse.

 

Investimentos vão além

 

Mas os investimentos da Prefeitura na UPA Campos dos Alemães vão muito além da estrutura física. Foram contratados 40 novos funcionários - 30 auxiliares de enfermagem e 10 enfermeiros - que começam a trabalhar na unidade já no seu primeiro dia de funcionamento: nesta segunda-feira (27). Uma empresa terceirizada ficará responsável pela recepção e segurança da unidade.

 

“Essa será a primeira unidade de saúde da rede municipal a ter a recepção terceirizada. Será uma experiência nova para todos nós, uma recepção treinada para atender bem aos munícipes. Se a população aprovar, poderemos ampliar gradativamente para outras unidades, no futuro”, disse o secretário.