Em clima de Festa Junina, Casa Lili Figureira é inaugurada no Putim
Secretaria de Governança
Em uma noite de São João, com moda de viola, cortejo de bonecões e muitas outras atividades culturais, a Casa de Cultura Lili Figureira (Rua Roberto Cruz, 40 – Jardim Santo Onofre) foi inaugurada nessa sexta-feira (24). A Banda de Santana abriu o evento, com um repertório bastante animado para aquecer o público.
“Essa é uma antiga reivindicação dos moradores da região sudeste em audiências públicas, que queriam uma casa de cultura”, explicou o presidente da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, durante a abertura. A casa está funcionando na antiga Casa de Brinquedos do bairro, ligada ao Fundo Social de Solidariedade.
O nome da casa de cultura é uma homenagem à Dona Lili Figureira, falecida em junho de 2015 aos 96 anos de idade. Ela era uma das mais renomadas artesãs da região e grande divulgadora da cultura popular do Vale do Paraíba. “Como a casa leva o nome da Dona Lili, a gente espera que seja igual a casa dela, com a porta sempre aberta”, disse Dimas Santos, um dos filhos da figureira.
Nascida Maria Benedita dos Santos, Dona Lili representava em figuras de barro coloridas o cotidiano do morador ribeirinho do Vale do Paraíba. Enquanto esculpia, ensinava por meio de suas histórias e memórias um passado repleto de significados e sentidos.
Durante a noite de inauguração, Fátima Santos, outra filha de Dona Lili, acompanhada do mestre Jesus, contou por meio de peças de barro e muita música, a história da homenageada da noite.
A Casa de Cultura vai oferecer oficinas culturais e apresentações artísticas à população da região Sudeste. Estão sendo oferecidos no espaço oficinas de brinquedo, de cinema, videoarte, musicalização, construção de bonecos, tear, teatro, entre outras.
“Eu tenho certeza que essa casa de cultura será povoada todos os dias, em todas as manifestações culturais, como a música, o teatro, o folclore, com muita gente aprendendo e praticando cultura”, disse o prefeito de São José dos Campos durante a cerimônia de inauguração.
A dona de casa Geni Gonçalves Moraes, do Jardim Pernambucano, deseja participar de todas as apresentações do espaço. “Isso aqui é muito bom, porque anima. Os meninos vêm aqui aprender tocar violão, teatro. Ajuda a criançada ter uma ocupação e sair da rua”, comentou.
O jardineiro Claudio da Silva, do Jardim Santo Onofre, veio com os filhos conferir a novidade no bairro. “Pretendo fazer oficinas e que as minhas crianças aproveitem bastante”, disse ele, que sonha em aprender a tocar um instrumento musical.
A Casa de Cultura Lili Figureira vai funcionar terça a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 17h. O telefone da Casa de Cultura é 3944-4120.