Secretaria de Governança
A Prefeitura de São José dos Campos inaugurou a nova UPA do Campo dos Alemães na manhã deste domingo (26). Segundo estimativas da Guarda Civil Municipal, cerca de 500 pessoas participaram do evento, que contou com a presença do prefeito, do secretário de Saúde e inúmeras autoridades. A nova UPA está instalada na Rua João Batista do Nascimento, 359, no Campo dos Alemães.
O secretário de saúde destacou o esforço do prefeito em manter os investimentos na saúde, mesmo em períodos de crise. “Tem cidades que estão fechando UPAS, por falta de orçamento. Aqui, não só não estamos fechando como estamos abrindo unidades novas, amplas e lindas, como esta que vocês poderão conhecer hoje. Obrigado, prefeito”, disse.
O vigário-geral da paróquia do Campo dos Alemães, o Padre Antonio, que foi ao evento representando a Pastoral da Saúde, também parabenizou a Prefeitura por essa tão importante realização para os moradores do bairro e convidou a todos os presentes para cantarem com ele uma frase da campanha da fraternidade ecumênica deste ano: “Eu vim para que todos tenham vida... que todos tenham vida plenamente”. E finalizou: “Que Deus abençoe o prefeito e toda a sua equipe para que esse espaço seja, verdadeiramente, um espaço para a promoção da vida.”
O prefeito destacou que desde a inauguração da UPA Putim, em julho de 2014, a meta era construir a UPA Campo dos Alemães. “Para mim, é uma emoção estar entregando essa unidade hoje que, tenho certeza, vai melhorar muito o atendimento para essa população que tanto precisa”, disse. “Mas o trabalho não pode parar. Agora, a meta é a UPA Novo Horizonte.”
Segundo ele, só construir a estrutura física não foi suficiente. A Prefeitura ainda contratou mais 40 funcionários que já começam a trabalhar na nova UPA Campos dos Alemães a partir da 0h desta segunda-feira (27).
“Contratamos mais 40 funcionários entre enfermeiros e auxiliares de enfermagem, vamos chamar mais médicos do concurso realizado recentemente e ainda trazemos uma novidade para essa unidade: contratamos uma empresa especializada em segurança e recepção para acolher os pacientes que procurarem os serviços da UPA”, disse o prefeito.
Depois do desenlace da fita, que inaugurou oficialmente o prédio, ocorreu o descerramento da placa inaugural da unidade. Em seguida, todos os presentes puderam entrar e conhecer a UPA.
Quem estava lá se surpreendeu com a qualidade da nova estrutura. “Nossa, adoramos tudo. É tão grande que temos a impressão que vamos ficar perdidas aí dentro”, disse a dona de casa Joyce Diane Fortunato, 30 anos, que foi à inauguração com a amiga, a ajudante de cozinha Noêmia Beltrano Lino, 31 anos.
A auxiliar de serviços gerais Jaqueline Aparecida Corrêa, 35 anos, estava com os dois filhos (Richard, 6 anos, e Jason, 10 meses) e a sobrinha Maria Eduarda, 8 anos. Para ela, o grande ganho dessa unidade foi a separação do atendimento de adultos e crianças. “Adorei saber que agora as crianças vão ficar separadas. Eu tenho convênio, mas, mesmo assim, uso a UPA. É mais perto de casa e o atendimento é muito melhor”, disse.
As irmãs Maria do Carmo Lopes, 63 anos, e Cássia Lopes Gonçalves, 45 anos, também aprovaram as novas instalações. “Tá tudo lindo. Gostei de tudo. Muito bom ter uma unidade dessa qualidade aqui perto de casa”, disse Maria do Carmo.
A faxineira Ana Cristina de Jesus, 30 anos, estava com as duas filhas (Gabriele, 7 anos, e Emanuelle, 1 ano e 2 meses), também aprovou as novas instalações. “Nossa, tô muito surpresa. Parece um hospital particular”, disse.
Estrutura
Construída em uma área de 7 mil metros quadrados, a nova UPA do Campo dos Alemães é três vezes maior que a UPA antiga - possui 2.100 metros quadrados de área construída, abrigando salas de espera (infantil e adulto), salas para atendimento de urgências, observação infantil e adulto, brinquedoteca, salas de exames, inalação, curativo, eletrocardiograma, raios-X, estacionamento, entre outras dependências.
A unidade terá atendimento padrão III, o maior entre os modelos adotados pelo Ministério da Saúde, com capacidade para atender em média 700 pacientes por dia e vai contar com equipamentos modernos, como o raios-X digital, no qual médico e paciente poderão ver o resultado do exame na tela do computador.
O prédio também se destaca por ser amplo e arejado, no qual foram aplicados conceitos modernos de aproveitamento de espaço, ambiência e luz natural, com foco na humanização do atendimento.