Pré-escola da zona sul ganha 88 vagas após obra de ampliação
28/06/2016
EMEI Professor Ladiel de Carvalho
Foram construídas seis novas salas: uma de leitura, uma para os professores e quatro para aulas Foto: Claudio Capucho/PMSJC

Secretaria de Governança


A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professor Ladiel de Carvalho, no bairro Parque Interlagos, região sul de São José dos Campos, ampliou em 88 vagas a sua capacidade de atendimento, passando de 273 para 361 alunos, após reforma feita pela Prefeitura na unidade. A entrega da obra foi nessa segunda-feira (27).

Foram construídas seis novas salas: uma de leitura, uma para os professores e quatro para aulas que já estão atendendo oito novas classes. A unidade atende crianças de 2 a 5 anos de idade em período parcial.

“Agora temos um espaço ainda mais adequado e amplo para ensinar os alunos. Abrimos mais salas para atender à demanda do bairro, principalmente de crianças menores, como infantil 1 e 2”, disse a diretora da unidade, Daniela Vaz Bueno.

“Essa ampliação serviu de incentivo para minha filha. Além de mais conforto, trouxe mais aprendizado, pois, agora, os professores terão mais ajudantes na equipe”, disse Ivani Gilda dos Santos, dona de casa e mãe de aluna.

“Essa ampliação foi feita para atender à demanda da comunidade. Estamos sempre procurando realizar trabalhos que valorizem a educação, sem deixar de investir na capacitação dos professores”, disse o prefeito, durante a cerimônia de entrega da obra.

Ampliação de vagas

A ampliação de vagas nas escolas de Educação Infantil na rede municipal é uma das prioridades desta administração. Já foram abertas cerca de 5 mil novas vagas nas unidades infantis e a administração está trabalhando para garantir o acesso a todos.

“A educação infantil é a grande expansão da rede de educação no Brasil, estamos com cinco creches em construção e muito esforço para zerar as filas de espera”, disse o secretário de Educação.

Desde 2013, a Prefeitura de São José dos Campos entregou oito escolas. Foram três de ensino fundamental: Escola Estadual da Vila Paiva, Escola Hélio Walter Bevilacqua (em parceria com o Estado, no Jardim República) e a Escola Municipal Emmanuel Antônio dos Santos (no Frei Galvão).

Também foram construídas cinco unidades de educação infantil: Escola Municipal de Educação Infantil Lúcia Maria do Amaral (Jardim Santa Júlia), Núcleo de Educação Infantil Oswaldo Coppio (Jardim São José 2), Instituto Materno-Infantil Helena Vaz de Lima Soliva (Centro), Instituto Materno-Infantil Helena Ferreira (no Jardim Jussara) e Instituto Materno Infantil (IMI) Professora Eliana de Oliveira Santos Cruz (no Residencial Armando Moreira Righi).