Secretaria de Governança
Uma ação da Prefeitura de São José dos Campos vai reaproveitar troncos e raízes de árvores para criar floreiras e jardineiras sustentáveis. Os novos equipamentos estão sendo produzidos por funcionários da Secretaria de Serviços Municipais (SSM).
A proposta é dar um novo uso a restos de árvores que foram suprimidas, ou que tombaram em tempestades, contribuindo também para o visual da cidade. Aos poucos, os troncos e raízes estão sendo esculpidos, de forma artesanal, e serão instalados na região central da cidade.
O servidor Roberto Rodolfo Rodrigues, funcionário da Prefeitura há 27 anos, é um dos funcionários que está trabalhando no projeto. “É um serviço cauteloso. Achei uma ideia muito boa. Me sinto valorizado por ajudar”, disse Roberto. A produção inicial já está em 60 jardineiras, sendo que 10 estão com flores e prontas para instalação.
Uma parte do adubo que será utilizado para manter as floreiras virá do Centro de Compostagem de Resíduos Orgânicos, localizado no Parque da Cidade. O programa é coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Semea). A outra parte será produzida na área de resíduos vegetais da arborização urbana, conhecida como Miracema, localizado na região sul da cidade.
A ação também integra a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), conforme o artigo 9º da lei federal 12.305/10, no qual é apontado que, na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento de resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.
A PNRS trouxe como princípio norteador a responsabilidade compartilhada sobre a gestão dos resíduos. Em 10 de dezembro de 2015, São José dos Campos oficializou o Plano Municipal de Resíduos Sólidos, pelo decreto 16.762.
“Essa iniciativa é importante para a Prefeitura e para ajudar a reutilizar os resíduos verdes que recolhemos na cidade. A sociedade e o poder público têm papel fundamental para o desenvolvimento de ações sustentáveis simples como essa. Criar novos conceitos de vida sem agredir o meio ambiente é a nossa maior preocupação”, comentou o secretário da SSM e de Meio Ambiente.