Zé da Viola e grupo Cordas da Mantiqueira participam de Quinta Musical
Secretaria de Governança
O projeto Quinta Musical, da Casa de Cultura Flávio Craveiro (Avenida Lênin, 200 – Dom Pedro I), recebe nesta quinta-feira (30), às 18h, o mestre Zé da Viola e integrantes do grupo Cordas da Mantiqueira para uma grande roda. A entrada é gratuita. No encontro, que terá como objetivo disseminar a cultura caipira, os participantes vão poder apreciar e trocar experiências sobre a boa música de raiz.
José Soares da Silva, o Zé da Viola, tem 75 anos. Ele compôs cerca de 90 músicas, 20 delas gravadas em "Produto do Paraíba", trabalho que alerta para a poluição do rio que corta São José dos Campos. Desde quando se aposentou, há 23 anos, ele dá aulas de viola caipira, participa de grupos de Folia de Reis e São Gonçalo e se apresenta com amigos e alunos em todo o Vale do Paraíba.
Formado por 12 violeiros, o grupo Cordas da Mantiqueira nasceu do interesse mútuo entre amigos em resgatar a música caipira. Com um repertório formado por músicas de raiz, os violeiros reproduzem músicas autorais compostas por Moacyr dos Santos, Teddy Vieira, João Pacífico, entre outros.
A proposta do Cordas da Mantiqueira é levar às comunidades um pouco daquilo que reflete origens e tradições da viola, procurando incentivar as novas gerações, despertando o interesse no aprendizado da viola caipira.
O grupo está inserido no programa CirculAção, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), que tem objetivo de promover e levar arte e cultura a diferentes lugares e regiões de São José dos Campos, por meio de projetos de música, circo e teatro.