Parque Vicentina Aranha terá programação especial de férias
28/06/2016
 “A Invenção de Hugo Cabret”
O Cineminha de Férias exibirá filmes e animações infantis. Foram selecionados alguns títulos como “A Invenção de Hugo Cabret” Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

Atividades lúdicas, divertidas e educativas estão programadas para o mês de julho no Parque Vicentina Aranha (Rua Engenheiro Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana). A proposta é transformar o local em uma opção para as férias escolares.

A Biblioteca ao Ar Livre, repleta de livros para público de 2 a 18 anos, estará aberta ao público de terça a sexta-feira, entre os dias 12 e 22 de julho, sempre das 14h às 17h, oferecendo a possibilidade de uma leitura tranquila ao pé da árvore. 

Além dos livros disponíveis, monitores realizarão atividades lúdicas e recreativas, como Oficinas de Peteca e Malabares, Brincadeiras Populares e Leituras ao Pé da Árvore. Para participar basta comparecer, as atividades possuem classificação livre e é obrigatório o acompanhamento do responsável. 

O Cineminha de Férias exibirá filmes e animações infantis durantes três terças-feiras, dias 5, 12 e 19 de julho, às 15h30, na Sala de Leitura Réginaldo Poeta. Foram selecionados os títulos “Valente” (2012), “Uma Professora Muito Maluquinha” (2011), “A Invenção de Hugo Cabret” (2012).

Na sexta-feira (15 de julho), às 15h, a atriz e escritora Diana Gerbelli e o músico Fabrício Cardeal apresentam uma intervenção literária para crianças, a contação de história O Menino e a Palavra. A história, de autoria de Diana Gerbelli, narra a missão de Amani, um garoto que vivia com o avô no coração da terra dos leões.

Após o espetáculo, ocorrerá um Piquenique Comunitário de Férias – o Parque disponibilizará toalhas e as famílias são convidadas a trazer alimentos e/ou bebidas não alcoólicas que possam ser compartilhados.

O Projeto A Hora do Conto apresenta o espetáculo infantil As Maravilhosas Histórias do Vale, no domingo (17 de jullho), às 10h, com o contador de histórias César Cruz, seguido da Oficina Interativa Roda de Histórias e Brincadeiras Cantadas, com a musicista Idiane Dias, na qual a arte de contar histórias incentiva a leitura e a escrita formando futuros leitores.

Parque Vicentina Aranha

Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico).

Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura de São José dos Campos, tendo desde 2011 a AJFAC - Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura – como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.