Secretaria de Governança
O Fundo Social de Solidariedade, da Prefeitura de São José dos Campos, lança nesta quarta-feira (29), às 10h, os projetos Banco de Sonhos e Museu da Solidariedade, que visam estimular a prática solidária. A cerimônia de lançamento será no novo Galpão do Fundo Social de Solidariedade (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana).
"Queremos que as pessoas compartilhem projetos pessoais de futuro e ações que possam melhorar a vida de suas comunidades, interagindo com os usuários das redes sociais e buscando apoiadores para a realização destes sonhos", afirmou o presidente do Fundo Social.
A ideia é aproveitar o ambiente da rede facebook para que as pessoas compartilhem seus projetos na página que será administrada pelo Fundo Social de Solidariedade. A responsabilidade das postagens e das interações será dos usuários.
Já o Museu da Solidariedade quer registrar a participação popular em atos solidários no município de São José dos Campos. "Inspirado no Museu da Pessoa, estamos estimulando o registro e difusão da prática da solidariedade. Qualquer pessoa poderá postar seu vídeo em agradecimento ou registro de bons hábitos de nossos cidadão. Amar traz vida em abundância", disse o presidente.
Banco Social de Mudas e Sementes
O Fundo Social de Solidariedade, em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente (Semea) e a de Serviços Municipais (SSM), lançou no sábado (24) o projeto Semear, que pretende realizar oficinas sobre hortas urbanas para a população, principalmente, nas comunidades de conjuntos habitacionais populares.
"Com o projeto Semear, estaremos possibilitando maior convívio social, além de promover um ambiente saudável, ocupando e transformando espaços ociosos”, afirmou o presidente.
O Banco Social de Sementes e Mudas também estará aberto ao recebimento de doações por parte da comunidade e empresas de sementes e mudas que serão encaminhadas para a Semea e SSM para integrarem os programas de arborização do município.
Voluntariado
A inscrição como voluntário pode ser feita na Central Joseense de Voluntariado para capacitação de mão de obra para plantio de hortas urbanas, os interessados podem entrar em contato por telefone junto ao Fundo Social, 3911-8060.
A iniciativa do Fundo Social de Solidariedade se soma ao projeto de arborização da Prefeitura de São José dos Campos, que tem como meta o plantio de mais de 97 mil árvores nas zonas urbana e rural do município até o fim deste ano.