33 estudantes da Rede Municipal recebem prêmios
28/06/2016

Secretaria de Governança

Um grupo de 33 alunos da Rede Municipal de Ensino de São José dos Campos foi premiado nesta terça-feira (28) com medalhas pelo desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O evento, realizado no ano passado, reuniu mais de 47 mil escolas de todo o Brasil. A cerimônia de premiação foi no Parque Tecnológico e reuniu também estudantes de outras 16 cidades da região.

No total, foram entregues cem medalhas: 72 de bronze, 26 de prata e 2 de ouro. Destas, 33 foram para a rede municipal de São José dos Campos, que conquistou as únicas duas medalhas de ouro, dez de prata e 21 de bronze.

Os grandes campeões foram os alunos Briza Matsumura, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Leonor Pereira Nunes Galvão, na Vila Industrial, zona leste, e Thales Willian da Silva, da EMEF Vera Lúcia Carnevalli Barreto, em Santana, região norte. Ambos vão participar ainda de uma cerimônia especial de premiação no Rio de Janeiro.

“A OBMEP tem o objetivo de descobrir talentos jovens nas escolas públicas e incentivar e oferecer oportunidades para que eles busquem suas aptidões”, disse o representante regional da OBMEP.

“No ano passado, ganhei a medalha de prata, mas este ano estou mais feliz com a de ouro”, disse a estudante Briza Matsumura, medalhista de ouro da Rede Municipal de São José dos Campos.

“É importante ressaltar a qualidade de nossos professores, que fazem um esforço muito grande em busca de cada vez mais conteúdo para os nossos alunos”, ressaltou o secretário de Educação de São José dos Campos.

A Olimpíada reuniu alunos do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas municipais, estaduais e federais. Em todo o país, 48.784 estudantes foram premiados, sendo 500 com medalhas de ouro, 1.500 com medalhas de prata, 4.501 com medalhas de bronze e 42.283 com menções honrosas.

Promovida pelos ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação, a OBMEP é organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição, realizada desde 2005, incentiva o estudo da matemática nas redes públicas da educação básica de todo o país.

Edição 2016

Um grupo de 15.645 alunos de 41 escolas municipais de São José dos Campos participa da edição deste ano da OBMEP, cuja primeira fase de provas ocorreu simultaneamente em 5.544 cidades do país no dia 7 de junho. Neste ano, a competição conta com 47.474 escolas inscritas e registrou recorde de participação, com 99,59% dos municípios brasileiros. Foram mais de 17 milhões de estudantes inscritos.

Nesta primeira fase, a prova teve 20 questões objetivas e foi aplicada nas próprias escolas. Os estudantes foram divididos em três grupos: 6º e 7º anos do ensino fundamental, 8º e 9º anos do fundamental e ensino médio.

Cerca de 5% dos estudantes de cada escola, que obtiverem os melhores resultados, fazem a segunda fase, marcada para o dia 10 de agosto. O resultado final da OBMEP 2016 deve ser divulgado no dia 30 de novembro. Serão premiados 6.500 alunos com medalhas, além de 46.200 menções honrosas.