Secretaria de Governança
A região do distrito de Eugênio de Melo, zona leste de São José dos Campos, ganhou mais uma alternativa de acesso a estrada velha Rio-São Paulo ou a Via Dutra. A Prefeitura concluiu as obras de drenagem e pavimentação da Rua Lindaura Aparecida Ferreira de Souza, que tem agora duas faixas em cada sentido, canteiro central, calçada e ciclovia.
A via fica entre o Residencial Righi e o Colégio Engenheiro Juarez Wanderley, do Instituto Embraer. Com pouco mais de um quilômetro de extensão, a rua se estende da marginal da Via Dutra até a Rua Francisco Vitor César Leite, que faz a ligação com a Estrada Velha. Foram investidos cerca de R$ 2,5 milhões na obra, com recursos da Prefeitura e do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal.
Além de oferecer uma nova alternativa de deslocamento aos bairros da região, a pavimentação beneficiou diretamente os moradores do Residencial Righi, que sofriam com a poeira da avenida. É que mesmo sem asfalto, a via era utilizada por veículos e caminhões para encurtar a distância no acesso às rodovias.
“Essa obra melhora tudo para a gente. O fim da poeira melhora na saúde, pra quem tem alergia, e melhora a mobilidade também, com um novo caminho todo asfaltado para os carros”, afirmou a dona de casa Claudete Morais, 61, que há sete anos mora na região.
O prefeito esteve na Rua Lindaura conversando com os moradores e destacou, além dos ganhos na qualidade de vida da população, os benefícios no desenvolvimento econômico da cidade.
“Hoje, um dos grandes desafios que temos é gerar emprego. E com as obras em andamento estamos gerando e mantendo empregos. O principal da obra é atender a necessidade da população, mas ela tem um bom efeito colateral que é a geração de emprego. Hoje temos cerca de 4 mil famílias, considerando três pessoas em média por família, 12 mil pessoas que tem seu ganha pão graças as obras que a Prefeitura está fazendo”, afirmou o prefeito.
Mais asfalto
Além da Rua Lindaura, os bairros Pousada do Vale e Jardim Majestic estão com obras para pavimentação de ruas e avenidas. Ainda na região está sendo implantada uma nova alternativa de deslocamento na cidade com a Via Leste. Com mais de 17 quilômetros de extensão, o corredor Leste/Sudeste tem início a partir da Estrada Joel de Paula, atrás do Parque Tecnológico, e segue até o Santa Júlia, facilitando o acesso à Rodovia Dutra, Carvalho Pinto e futuramente a via Cambuí.
Os trabalhos realizados integram o programa de recuperação e pavimentação que a Prefeitura tem realizado em toda a cidade. Em pouco mais de três anos, mais de 60 bairros já foram beneficiados e mais de cem quilômetros de vias receberam investimentos para a melhoria de asfalto.