Programa Qualifica forma turma de NR33
29/06/2016
NR33
Equipados com itens de segurança, os participantes puderam conhecer os ensinamentos em um espaço confinado nas instalações Foto: Alessandra Jorge / PMSJC

Secretaria de Governança

Com direito a atividade prática, o Programa Qualifica da Prefeitura de São José dos Campos concluiu nessa terça-feira (28) as aulas de mais uma turma do curso de Norma Regulamentadora (NR) - 33 – Espaço Confinados para Vigias e Trabalhadores Autorizados. Realizado pela Secretaria de Relações do Trabalho (SRT), a formação para 32 alunos teve a duração de 16 horas e foi ministrada pelo Senac.

Equipados com itens de segurança, como cadeirinha para descida, cordas, tripé, capacete, luvas, cilindro de oxigênio, medidor de gases, os participantes puderam conhecer e exercitar os ensinamentos em um espaço confinado nas instalações da instituição.

A NR-33, do Ministério do Trabalho, é uma exigência para quem precisa acessar espaços confinados, que são ambientes não projetados para permanência de pessoas. Mas, na necessidade de manutenção, a mesma é feita por profissionais qualificados e habilitados pela norma.

Para o eletricista Franklin Rubens Escandell, o curso foi muito bom, principalmente as aulas práticas, que permitem a vivência na função. “Já trabalhei em espaço confinado e fiz curso dentro da empresa, por isso não tive diploma. O conhecimento passado pelo professor que é bombeiro civil foi excelente, tanto que hoje estamos fazendo a prática em um ambiente confinado.”

Estudante de segurança do trabalho, a aluna Rozeli Pereira também elogiou o conteúdo do curso. “Achei importante complementar meus estudos com o NR-33. As aulas foram muito boas, aprendemos em sala de aula a montar toda a estrutura necessária para o trabalho e hoje vamos executar em espaço confinado. Muito boa essa atividade”, disse.

Qualifica São José

Desde a sua criação em 2013, o programa realizou 154 cursos nas áreas de serviços, turismo, comércio e indústria, todos realizados em parcerias com as instituições do Sistema S de ensino profissionalizante. Mais de 14 mil pessoas passaram pelos cursos e outras atividades oferecidas.

Em 2016, foram ofertados 33 cursos, com 837 vagas. Também foram oferecidas 600 vagas em palestras sobre como elaborar um currículo, se preparar para entrevistas e dinâmicas de emprego, além de dicas de como ser um profissional competente. O programa também realizou seis treinamentos na área de hidráulica, com 600 vagas disponibilizadas e oito oficinas de artesanato com 210 vagas.

Outros detalhes sobre o programa estão na página da Secretaria de Relações do Trabalho, no site da Prefeitura. Mais informações na Casa do Trabalhador (Praça Afonso Pena, 175 – Centro) ou pelo telefone 3923-5770.