Secretaria de Gestão Habitacional e Obras
O programa de expansão da iluminação pública de São José dos Campos atingiu nesta semana a marca de 540 novos pontos de luz instalados na cidade somente este ano. Os trabalhos realizados pelas equipes da Prefeitura, ligadas à divisão de Concessionárias da Secretaria de Obras, garantiram ao município o índice de apenas 1% de lâmpadas apagadas de todo o acervo.
Desde a segunda-feira (25), os serviços estão concentrados na instalação de 127 novas unidades em várias regiões de São José, incluindo o distrito de São Francisco Xavier. O novos pontos de luz vão atender ruas e avenidas, com prioridade para locais distantes da região central de São José.
É o caso da Avenida Cesare Mansueto Giulio Lattes, ao lado do Parque Tecnológico, que serve de acesso aos alunos da Unifesp e Fatec, onde 82 lâmpadas serão instaladas. “A prioridade deste lote é oferecer mais segurança aos pedestres e motoristas, diminuindo o risco de acidentes, assaltos e outros tipos de atos criminosos. Essa é a prioridade desta etapa de expansão”, disse o diretor de Concessionárias.
Os bairros Capão Grosso, na zona leste, Bosque dos Eucaliptos, na zona sul, e Capuava, na região sudeste, também serão beneficiados com a instalação de novos equipamentos de iluminação pública.
Investimento
São José dos Campos possui 75 mil pontos de iluminação (postes e luminárias ornamentais) e, desde que a Prefeitura assumiu o serviço, 32.185 lâmpadas defeituosas foram substituídas. O número representa a recuperação de 46% da iluminação de ruas e praças.
Atualmente, a cidade apresenta um dos menores índices de lâmpadas apagadas do Estado de São Paulo, com percentual de 1% em relação ao total de pontos de iluminação pública. O quantitativo é muito inferior ao índice de 5%, considerado aceitável, e também inferior em relação aos 3%, considerado como ideal pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).