Secretaria de Governança
A Prefeitura de São José dos Campos realiza nesta sexta-feira (1º de julho), a partir das 18h30, a 6ª Conferência Municipal das Cidades. O evento, que será no CEFE (Centro de Formação do Educador), na zona norte, é uma oportunidade para que a sociedade possa discutir com o poder público medidas que contribuam para a melhoria na qualidade de vida da população e com o desenvolvimento sustentável do município.
Quem tiver interesse em participar do evento deve preencher o cadastro disponível no
site oficial da Prefeitura até as 23h59 desta quinta-feira (30). Os munícipes que não representarem nenhum dos segmentos relacionados no formulário, devem preenchê-lo como convidados, o que garante participação nos debates, sem direito a voto e ser eleito como delegado na Conferência Estadual.
O tema desta edição da conferência é “A função social da cidade e da propriedade” e como lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”. Para falar sobre o assunto, a Prefeitura convidou o professor universitário Paulo Romano Reschilian, Mestre e Doutor em arquitetura e urbanismo. Ele realizará a palestra magna do evento, explanando sobre os limites e perspectivas no Brasil contemporâneo.
Na sequência, será aberto um intervalo para perguntas e debates entre os participantes, apresentação e aprovação do regulamento sobre a participação na conferência, do questionário que trata de política urbana e eleição do relator principal do evento.
No sábado (2 de julho), os trabalhos continuam a partir das 8h. A primeira atividade do dia será a palestra “Estratégias Urbanas e Inteligência Territorial - Visão de futuro e instrumentos urbanísticos”, ministrada pelo Mestre e Doutor em Planejamento Urbano Elvis Vieira.
Tomas Antonio Moreira, mestre em Ciências Aplicadas pela Université de Louvain-La-Neuve (Bélgica) e PhD em estudos urbanos pela Universidade de Quebéc (Canadá), também será um dos palestrantes da conferência.
O evento contará ainda com a participação do geógrafo Marcelo Candido, ex-prefeito de Suzano, que foi premiado internacionalmente por seus esforços pela segurança alimentar e fomento cultural durante seus dois mandatos como chefe do Executivo da cidade.
Ao final das apresentações e debates, será realizada a eleição das propostas prioritárias que foram apresentadas pelos participantes e dos delegados que ficarão responsáveis por apresentar os resultados na Conferência Estadual das Cidades, programada para acontecer a partir de novembro.