Prefeitura autoriza início da duplicação da ponte Maria Peregrina
30/06/2016
 ponte Maria Peregrina
Melhoria viária vai beneficiar cerca de 60 mil moradores da zona norte. A travessia é diariamente utilizada para acessar a região central Foto: Claudio Capucho/PMSJC

Secretaria de Governança

Foi assinado nesta quinta-feira (30) o contrato para o início das obras de duplicação da ponte Maria Peregrina. Trata-se de uma importante melhoria viária que vai beneficiar cerca de 60 mil moradores da zona norte. A travessia é diariamente utilizada para acessar a região central da cidade e a rodovia SP-50, que leva ao sul de Minas Gerais.

Além da duplicação da ponte, a concorrência prevê obras de terraplanagem, sistema de drenagem, sinalização viária, iluminação e um novo projeto arquitetônico no local. Os trabalhos serão executados pela empresa Enpavi Ltda, sediada em São José, que venceu a licitação aberta pela Prefeitura com uma proposta 22% menor que o valor teto da concorrência, que era de R$ 19,2 milhões.

Os serviços serão executados mediante investimento da Prefeitura no valor de R$ 14,9 milhões. A previsão é que a duplicação da ponte Maria Peregrina seja entregue em até 15 meses. O prefeito frisou que a obra representa um grande avanço para a zona norte da cidade.

O prefeito disse que a duplicação da ponte é um complemento importante para a Via Norte e uma questão de honra para o governo. “Fazer esta obra era uma questão de honra para o nosso governo. Mesmo em um horário de menor movimento, o número de veículos é muito grande e a ponte atual não foi projetada para este volume. Nós vamos permitir que os moradores de diversos bairros possam se deslocar mais rápido ao trabalho ou voltar mais cedo para casa”, disse.

Mais melhorias viárias

A região norte recebeu diversas melhorias viárias desde 2013. A Prefeitura implantou o sistema de mão única na Avenida Audemo Veneziani, que foi recapeada e ganhou uma faixa exclusiva para ciclistas.

A Estrada Juca de Carvalho recebeu obras de alargamento e agora conta com uma travessia elevada. Cruzamentos importantes da região também foram readequados e as sinalizações reforçadas.

Além disso, está em andamento a implantação do asfalto no corredor de ônibus do Buquirinha II. A pavimentação dos 4,3 mil metros da via vai beneficiando cerca de 4 mil moradores dos bairros Buquirinha II, Florindo e Pedra D’Água.