Casa de Cultura Eugênia da Silva promove Sarau com tradução em libras
01/07/2016

Secretaria de Governança

A Casa de Cultura Eugênia da Silva (Rua dos Carteiros, 110 - Novo Horizonte) promove o sarau poético Versantes-In-Versos neste sábado (2), a partir das 18h. A entrada é gratuita, com microfone aberto para manifestações artísticas e culturais dos participantes, além da tradução simultânea das poesias para a linguagem de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) para que o público com deficiência auditiva possa participar.

“Estima-se que residem em São José dos Campos cerca de 7 mil surdos, acreditamos que esse é um número muito grande de pessoas para ficar à margem da cultura”, explicou Léo da Rima da IDE Hip Hop, organizador do sarau Versantes-In-Versos.

Reunindo poetas, escritores, músicos, admiradores da literatura, dança, teatro e hip hop, o sarau tem como diferencial quebrar as barreiras que separa o palco do público. “Levamos em consideração que grande parte dos surdos não dominam a língua portuguesa escrita. Os versos, poesias e músicas são formas de incentivar a leitura e desenvolvimento do vocabulário desse público. Nós acreditamos na importância da acessibilidade”, afirma Léo.

Essa edição traz também música popular com Leoni Nunes De Souza, pocket show de hip hop e lançamento de EP com Jefferson XR, apresentação da oficina de violão, exposição de fotos de Julia Quirino, apresentação de danças urbanas com Avatar Crew e Double-X e coral em libras composto por surdos.

O evento é uma parceria da Casa de Cultura Eugênia da Silva com o IDE HIP HOP, que promove atividades culturais e esportivas.

O movimento Hip Hop surgiu nos anos 1970 nas comunidades negras dos Estados Unidos como um gênero musical. Estabeleceu-se como manifestação cultural, unindo ideologia e arte, presente no universo de jovens, retratando relações sociais, dificuldades e esperanças. Ganhou força no Brasil com artistas como Racionais MC's, Flora Matos, Thaíde, Karol Conka e Rappin Hood.

Comum nos meios culturais do século XIX, os saraus envolvem música, poesia, dança, literatura, pintura, teatro e todas as formas de arte para estimular o desenvolvimento cultural.