Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade
A Prefeitura de São José dos Campos está promovendo a elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana, que vai estabelecer diretrizes de planejamento, implantação e manejo das árvores na cidade. O projeto visa apresentar o documento que norteie as decisões sobre o conjunto de árvores urbanas, respeitando valores culturais, ambientais e a memória do município.
O projeto é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semea), com a participação de representantes das Secretarias de Planejamento Urbano, Serviços Municipais, Obras e Transportes. A consultoria técnica está a cargo do Ipplan, Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento, e conta com a participação do professor doutor Demóstenes Ferreira da Silva Filho, da ESALQ-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo).
O trabalho está dividido em duas etapas. A primeira é focada no diagnóstico do patrimônio arbóreo com a realização de um inventário de campo a ser apresentado à população no dia 21 de setembro, Dia da Árvore. Na segunda etapa, serão realizadas oficinas técnicas para definição de diretrizes e proposições que serão pactuadas com a sociedade.
Para subsidiar o diagnóstico, foram adquiridas imagens de satélite de alta resolução do perímetro urbano, incluindo o de São Francisco Xavier, para uso em sensoriamento remoto por meio do qual podem ser quantificadas as superfícies urbanas como a cobertura de copa nas vias públicas, permitindo a identificação de zonas prioritárias para plantio e facilitando o planejamento do inventário de campo.
O inventário será feito por equipes contratadas e contará com a participação de técnicos da Prefeitura. Devem ser coletados dados sobre as espécies, frequência, idade, altura, condição fitossanitária, risco de queda de árvores, além de conflitos com a infraestrutura urbana ligados à acessibilidade, fiação elétrica, rede hidráulica, telefonia, etc.
O projeto também prevê estudos específicos sobre a influência da arborização no microclima urbano, utilizando câmeras termais em diversos bairros.
O Plano de Arborização trará diretrizes para implementar a arborização na cidade, como a definição de metas de plantio ou espécies indicadas para cada região e recomendações para adequações de equipamentos urbanos. Incluirá também parâmetros sobre implantação: espécies, padrão de mudas, técnicas e épocas para plantio, distanciamento da muda a ser plantada em relação aos elementos do entorno e sobre manutenção das árvores, como técnicas de poda, transplante, remoção, controle fitossanitário e cuidados pós-plantio.
“Vamos estruturar um trabalho técnico que dê embasamento para o debate público e a pactuação de metas com a sociedade. As árvores influenciam no bem estar e na qualidade de vida das pessoas e pertencem à coletividade”, destacou o secretário interino de Meio Ambiente.
São José dos Campos tem cerca de 130 mil árvores localizadas na área urbana do município, nove parques urbanos e centenas de praças e áreas verdes. As árvores são de extrema importância para o equilíbrio ambiental nas cidades. Além de oferecer sombra, conforto térmico, melhoria da qualidade do ar, interceptação da água da chuva, conservação da umidade e redução da poluição sonora, embelezam e valorizam o espaço urbano.