Guarda Civil ajuda vítima a recuperar dinheiro roubado
01/07/2016

Secretaria de Governança

Com o auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM), foram recuperados mil reais roubados de um homem que havia acabado de sacar dinheiro no caixa eletrônico de uma agência bancária na Vila Industrial (leste), na manhã desta sexta-feira (1º). Toda ação foi registrada pelas câmeras do Centro de Operações Integradas (COI), com a prisão do assaltante no Jardim Nova Detroit.

Após o assalto, o suspeito fugiu de moto. Uma testemunha acionou o COI, pelo telefone 153, e fez a denúncia, com descrições físicas do indivíduo. A partir deste momento, teve início a captura do indivíduo pelas câmeras de monitoramento e o agente passou a informar seu deslocamento, em tempo real, às viaturas da GCM na região.

O suspeito abandonou a moto no Jardim Pararangaba, após cair e machucar o pé. Ele foi abordado pelos Guardas no bairro Detroit, quando tentava roubar um carro para fugir. O indivíduo foi levado para o Hospital Municipal, para fazer curativos e, em seguida, encaminhado ao 6º Distrito Policial.

As duas vítimas registraram boletim de ocorrência. “A iniciativa de registrar a ocorrência foi fundamental para o sucesso da operação. Associado a isso estão os recursos humanos, a exemplo da GCM, e tecnológicos que nossa cidade possui para garantir a segurança da população em todas as regiões”, afirmou o comandante da Guarda, Alex Alexandre da Silva Santos.

No momento da abordagem, os guardas encontraram com o assaltante o dinheiro roubado, que foi apresentado ao delegado e devolvido à vítima. O comandante da GCM alerta para este tipo de assalto, a "saidinha de banco", em que o bandido observa a vítima sacando dinheiro dentro da agência e assalta em seguida.

Como evitar ser vítima do golpe da "saidinha"
- Evite sacar valores altos em espécie. Prefira sempre as transações eletrônicas, que oferecem mais segurança, comodidade e eficiência. 
- Se tiver de realizar saques de valores altos, nunca conte dinheiro em público. Se houver necessidade disso, faça em local reservado da agência. 
- Não comente com estranhos sobre a operação bancárias que realizou ou realizará.
- Desconfie de pessoas que fiquem por longo período dentro das agências sem realizar qualquer operação.
- Caso sinta que está sendo observado ou seguido, entre num local movimentado, acione a Guarda Civil Municipal pelo 153 ou a Polícia Militar pelo 190, e informe as características do observador.
- Ao efetuar depósitos no caixa eletrônico, tome cuidado para que não haja troca de envelopes. Não peça, nem aceite ajuda de estranhos. Procure, sempre, a ajuda de um funcionário identificado do banco;
- Se desconfiar de que está sendo observado por suspeitos no interior de uma agência, procure um funcionário identificado do banco ou um segurança.
- Em caso de assalto, jamais reaja.