Escola Interativa já é realidade em 100% da Rede Municipal de SJC
Secretaria de Governança
Menos de dois anos após a primeira escola municipal ser beneficiada, a Prefeitura de São José dos Campos concluiu na tarde desta sexta-feira (1º) a instalação do Programa Escola Interativa em 100% da Rede Municipal de Educação.
47 unidades de Ensino Fundamental e 72 de Educação Infantil já são atendidas pelo programa que levou tecnologia e internet para dentro de 632 salas de aula e possibilitou a geração de um novo modelo de aprendizado e ensino na rede pública.
Desde a primeira escola, a EMEF Mariana Teixeira Cornélio, no Jardim Telespark, região norte, pioneira do projeto, em julho de 2014, à última, a EMEF Antonio Palma Sobrinho, no Parque Nova Esperança, zona leste, que recebeu nesta sexta-feira (1º) os equipamentos do programa, foram mais de 60 mil alunos beneficiados e quase 4 mil professores capacitados, além de coordenadores de ensino, diretores das escolas e agentes administrativos da Secretaria de Educação.
“Foi um aprendizado pedagógico gigante para nossos alunos e professores. Nestes dois anos, não tivemos nenhum problema com o equipamento de sala de aula e os alunos estão sempre querendo aprender mais. Só tenho coisas boas a dizer”, disse a diretora da EMEF Mariana Teixeira, que teve a missão de ser a pioneira do projeto.
“Esse programa veio para agregar na educação das nossas crianças, que já possuem familiaridade com a tecnologia desde pequenas”, disse a diretora da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professora Jane Palumbo, no bairro Dom Pedro 1º, zona sul. A unidade foi a primeira da Educação Infantil a receber o programa, em setembro de 2014.
“Ter a Escola Interativa dentro da sala de aula é um ganho muito importante para os alunos. Eu já estou me aposentando, mas me adaptei ao método digital, conciliando com o tradicional e passando isso para os meus alunos”, disse a professora Maria Fatima de Oliveira Silva, da EMEF Antonio Palma.
“Agora é investirmos ainda mais em formações e no apoio nas escolas. Continuando o nosso apoio aos professores para incentivar o uso constante das ferramentas tecnológicas, ou seja, estreitar a conexão entre pedagogia e tecnologia”, avaliou a coordenadora do programa na rede.
Cerimônia
Cerca de 700 pessoas, entre alunos, educadores e autoridades, participaram da cerimônia de entrega do programa na EMEF Antonio Palma Sobrinho, que foi muito especial: contou com alunos e professores das 47 EMEFs de São José e representantes de 5 escolas de Educação Infantil representando todas as 72 da rede municipal.
Por ordem de entrega, alunos de todas as unidades escolares abriram a cerimônia com um desfile junto com seus professores e diretores.
Na sequência, o prefeito e crianças da rede pública prestaram uma homenagem ao fundador e ex-presidente da Embraer, Ozires Silva, convidado especial do evento. O engenheiro foi presenteado com uma maquete de avião feita na impressora 3D do programa Escola Interativa.
“Aproveitem esta oportunidade de ensino que este programa está dando a vocês, porque daqui sairão muitos engenheiros, profissionais competentes”, disse Ozires.
Logo após, apresentações musicais e teatrais alegraram a festa: primeiro o grupo Bate-Latas da Fundhas do Dom Pedro, depois se apresentaram uma dupla de cordel da EMEF Mercedes Klein, o jogral de crianças na EMEF Maria Teixeira Cornélio, uma aluna da EMEF Moacir Benedito com uma paródia, um grupo musical da escola do Rio Comprido e, por fim, uma apresentação musical de alunos da Antonio Palma.
Ao fim, o prefeito fez a entrega do programa aos alunos e professores da unidade. “Hoje chegamos a 100% do programa Escola Interativa nas nossas escolas. Muita gente achava que não seria possível, mas nós conseguimos esse benefício para as escolas”, disse o prefeito.
“A escola estava numa expectativa muito grande para colocar o programa em prática. Acredito que irá tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas, fazendo com que o nível de aprendizado dos alunos, que já é excelente, melhore mais ainda”, disse a diretora da EMEF Antonio Palma, há 16 anos na rede municipal.
Não só a direção e os professores estavam ansiosos pelo programa na EMEF Antonio Palma. Pais e alunos também aguardavam a chegada do programa e foram conferir de perto a aula inaugural aberta à comunidade escolar realizada após a cerimônia.
“A Escola Interativa é muito importante para os alunos. Muitos têm acesso ao mundo digital aqui na escola, mas não podem ter acesso em casa. Agora, eles podem pesquisar quando surgir alguma dúvida e a aula fica muito mais interessante”, disse Renata Mioni de Oliveira Gomes, mãe da Ana Júlia, do 9° ano.
“A Escola Interativa abre muitos caminhos para o futuro e mostra a tecnologia avançando para dentro das salas de aula. Até os alunos menores já têm acesso ao digital. Isso é muito bom para todos os alunos”, disse Ana Júlia.
A escola Antônio Palma Sobrinho foi inaugurada no dia 2 de setembro de 1995. Hoje atende a 1.065 alunos entre anos iniciais e finais e Educação de Jovens e Adultos.
Programa
O Programa Escola Interativa começou a ser implantado em julho de 2014, capacitou profissionais de educação, modernizou e levou internet às salas de aula e transformou o ensino em toda a rede. Todas as escolas foram equipadas com recursos como notebooks, tablets, projetor interativo integrado com os demais equipamentos e conteúdo virtual obtido por meio de acesso à internet (via wifi).
Com a implantação em andamento, a Prefeitura criou o Laboratório de Educação Digital e Interativa (LEDI) Professor Eduardo Augusto Fernandes, um centro de inteligência da Escola Interativa destinado a atividades de inclusão digital, educação tecnológica e criação de conteúdo educativo digital, inclusive aplicativos e jogos instalados nos tablets. Realiza também oficinas para educadores da rede, alunos e comunidade em geral. O programa está no
site da Prefeitura.