Secretaria de Governança
A Casa do Idoso Norte, em Santana, está ampliando seus serviços e passará a atender idosos mais vulneráveis em domicílio. O trabalho, que terá início na próxima semana, consiste em visitas domiciliares regulares realizadas por cuidadores a idosos dependentes, residentes na área de abrangência do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Alto da Ponte e do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) da região Norte.
A partir de uma busca ativa feita na região, foi identificado um número considerável de idosos que vivem praticamente sozinhos ou isolados, são dependentes ou que estão sob os cuidados de cuidadores familiares. Alguns, por exemplo, teriam condições de frequentar a Casa do Idoso, mas não acessam o espaço em razão da vulnerabilidade social da família.
Seis cuidadores ficarão encarregados de visitar um grupo inicial de 40 idosos identificados. Cada cuidador deverá fazer o acompanhamento de até três famílias. Durante as visitas, os cuidadores identificarão as necessidades das famílias e os idosos com mobilidade e disposição para participar de algumas atividades da Casa do Idoso Norte.
Será disponibilizado serviço de transporte para os idosos que aceitarem participar destas atividades. Já os mais vulneráveis e dependentes, com dificuldade de locomoção, terão o acompanhamento do cuidador no próprio domicílio, em dias e horários combinados com os familiares.
Esta iniciativa visa atender idosos que vivenciam situações de vulnerabilidade social pela fragilização de vínculos familiares e/ou sociais, prevenindo situações de risco como a exclusão e o isolamento.
Motivado também pela preocupação com o bem-estar dos idosos frequentadores da Casa do Idoso Norte, a unidade lançou o espaço ‘Cantinho do Sossego’, local onde os idosos poderão usufruir de momentos de descanso, entre uma atividade e outra, estimulando a socialização. O espaço será utilizado, sobretudo, pelos idosos dependentes acompanhados pelos cuidadores.
Comemoração
O encerramento da semana de comemoração pelo segundo aniversário da Casa do Idoso Norte, nesta sexta-feira, contou a celebração de uma missa, no auditório da unidade, seguido de um café comunitário. A manhã reuniu frequentadores, familiares, funcionários e autoridades.