Prefeitura entrega o Cine Teatro e a primeira fase do Novo Centro
01/07/2016
Cine Teatro Benedito Alves
Foram preservados elementos como a fachada externa, o ladrilho hidráulico do andar superior, a boca de cena e as colunas laterais. Foto: Antonio Basílio/PMSJC

Secretaria de Gestão Habitacional e Obras

A Prefeitura de São José dos Campos realizou nesta sexta-feira (1º de julho) a entrega da primeira fase do projeto Novo Centro, que está requalificando e modernizando a região central da cidade. O evento também marcou a reabertura do Cine Teatro Benedito Alves, um importante espaço cultural do município que ficou fechado durante 17 anos. 

Já estão à disposição da população os decks de madeira construídos para tornar ainda mais atrativa a contemplação da Orla do Banhado, um dos principais cartões postais da cidade. Os equipamentos foram instalados no trecho da Avenida São José, que agora possui ainda ampla calçada com ciclovia, academia ao ar livre, quiosques e uma área segura de passeio.

As obras na Rua Rui Dória, paralela à Avenida São José, também já foram executadas. A Prefeitura alargou o espaço de calçada e está aterrando a fiação elétrica entre a Rua Sebastião Humel e Travessa João Dias. A via recebeu ainda novo asfalto, paisagismo e novo sistema de iluminação.

Em frente ao Benedito Alves foi construído um chafariz de piso, com jogos de água e luz. O espaço vai funcionar como um bulevar. Na Travessa João Dias foi implantado novo piso, mobiliário, como bancos e lixeiras, e novo projeto ornamental. O local conecta a Rua Rui Dória a Rua 15 de Novembro, em um agradável espaço de convivência.

“O Novo Centro vai contribuir muito para a qualidade de vida da população. É um importante espaço que está à disposição das famílias para momentos agradáveis de convivência. Tenho certeza que esse é um legado para Sã José”, destacou o prefeito.

O prefeito ressaltou que o centro pertence a toda a cidade. “A gente precisa aproveitar melhor esse espaço. Esse projeto é para a população, que vai poder usufruir com segurança e se ocupar com diversas atividades que vamos oferecer”, afirmou.

Revitalização do Benedito Alves

Para reabrir o Cine Teatro Benedito Alves da Silva, a Prefeitura realizou uma ampla reforma no espaço de eventos, que ficou fechado durante 17 anos. As obras começaram em maio desse ano, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).

O presidente da Fundação Cultural Cassiano Ricardo disse que a recuperação do cine teatro está dentro do contexto do projeto Novo Centro.

O cine teatro chegou a ser uma das únicas salas para espetáculos e festas da cidade. A população tem um sentimento afetivo com o cine teatro. Outro aspecto é que a prefeitura está recuperando o centro da cidade, a vida noturna na região, deixando o centro mais agradável, e o cine teatro está dentro desse contexto”, disse o presidente da FCCR.

Foram preservados elementos como a fachada externa, o ladrilho hidráulico do andar superior, a boca de cena e as colunas laterais. O teatro possui agora aproximadamente 1.300 metros quadrados de área construída, com capacidade para 270 pessoas. Além de peças teatrais, o local vai abrigar espetáculos de dança, shows musicais e projeção de filmes.
A cerimônia de reinauguração contou com uma apresentação do Clube do Choro, tocando clássicos da música popular brasileira e sucessos internacionais. O público conferiu ainda a peça Maroscas, primeira a se apresentar nos palcos do Cine Teatro após a reabertura.

“O abandono do centro levava à insegurança. Sempre tive medo de sair de casa à noite. Agora, além de bonito, as pessoas vão começar a ter motivos para vir ao centro, o que vai dar mais segurança para nós, moradores, e para quem circula por aqui. Tenho motivos para não me arrepender de escolher o centro para morar”, disse Tereza Cristina Del Áquila, 69 anos, aposentada, moradora do centro há 12 anos.

Novo Centro

As obras de modernização e requalificação, previstas no Novo Centro, continuam em andamento e outros pontos da região central. A Avenida Madre Tereza está recebendo novo calçamento, com ampliação da área de passeio, e ciclovia. O corredor vai abrigar um posto da Guarda Civil Municipal.

Na Praça da Matriz, um importante eixo que conecta a Avenida São José, o Terminal Central, o Mercado Municipal e o Calçadão, está sendo reurbanizada com novo paisagismo. Os trabalhos começaram pela troca e nivelamento do piso e com a implantação de novos equipamentos como bancos, bicicletários e lixeiras. O chafariz da praça também será recuperado e ganhará nova iluminação.

Na Avenida Nove de Julho, uma das principais vias do centro expandido de São José, a Prefeitura está implantando 1,3 quilômetro de ciclovia e novas áreas de passeio. No trecho ao lado do Parque Vicentina Aranha, será instalado um “pocket park”, um espaço com mobiliários e paisagismo, que renovam e ampliam a oferta de espaços públicos.

O projeto foi desenvolvido, respeitando todas as diretrizes legais e alinhado ao Plano de Mobilidade Urbana, que estimula o uso de transporte coletivo e de veículos não motorizados. O investimento da Prefeitura no projeto do Novo Centro é de R$ 8,6 milhões, uma economia de 11% em relação ao valor previsto no edital da obra.