Fundhas promove atividade cultural para funcionários da Instituição
06/07/2016

Secretaria de Governança

A FUNDHAS (Fundação Hélio Augusto de Souza), promove a partir desta segunda-feira (4), até quinta-feira (07 de julho), um evento especial para os profissionais da Instituição, o “Sarau Café com Poesia”. As atividades serão desenvolvidas na Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), Espaço Cultural Piraquara (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana).

O evento marca o encerramento da Formação Socioeducativa dos Educadores, referente ao 1º semestre de 2016. Várias atividades serão desenvolvidas, entre elas um café da manhã coletivo.

Homenagens a poetas e poetizas da região fazem parte da programação. As poetizas Itamara Moura e Zenilda Lua e os poetas José Moraes Barbosa e Paulo Roxo Barja estarão presentes no evento.

Em cada dia acontecerá um bate papo sobre as obras de cada artista, um sarau poético, performance e intervenções musicais, além de leituras dos poemas pelos professores e educadores da Fundhas. 

Zenilda Lua é paraibana de Patos, tem coração sertanejo e desde a primeira infância rascunhava poemas. Em 1992, mudou-se para São José dos Campos, em busca de um amor prometido. Em seu poema “Declarações Avulsas Em Noites de Inverno”, escreveu “Para ter você mudei meu rumo, minha voz, meu olhar e meu hábito. Desobedeci-me, colhendo lírios que nunca plantei...”

Itamara Moura é escritora, autora do livro de contos “Lá em cima do piano tem um copo de veneno” e “Contos e Causos do Zé Mirinha!”. Nascida em São José dos Campos, participa ativamente da cena cultural da cidade e se envolveu especialmente com as áreas de cinema e vídeo e literatura. Mantém uma biblioteca na Casa de Cultura Caipira Zé Mira.

Paulo Barja, é autor de “Cordéis” que tratam histórias e temas diversos, incluindo adivinhas e fábulas para crianças de todas as idades. Herdou do pai o gosto pela música e da mãe a paixão pela literatura. É professor universitário e músico. Apaixonado por música popular, coleciona cordéis desde a década de 80. Faz parte da Academia Joseense de Letras, do programa Funarte de Circulação Literária e recebeu o Prêmio Mais de Literatura de Cordel.

José Moraes Barbosa, ou simplesmente poeta Moraes, é escritor, ambientalista e professor de história. Autor de panfletários, folheto produzido em papel jornal com uma seleção de poesias e distribuída gratuitamente em ruas, praças, bares, faculdades, eventos. Dissemina a arte da escrita, aproxima as pessoas da poesia e faz a sociedade pensar o seu comportamento, por meio dos temas política, guerra, comportamento, sociedade e tecnologia.

A Fundhas é uma instituição sem fins lucrativos, mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, que atende gratuitamente, crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, no contraturno escolar. São 19 unidades distribuídas nas regiões da cidade.