Secretaria de Governança
O Programa Qualifica São José, da Prefeitura de São José dos Campos, encerrou na sexta-feira (1º) as aulas das oficinas Bordados da Vovó. Um grupo de 30 alunas concluiu a formação. Realizado em parceria com a Faculdade Bilac, o curso teve a duração de 12 horas, divididas em quatro aulas com três horas cada.
As participantes aprenderam a escrever o nome, a técnica do aplique e 17 pontos: aresta, vai e vem, estrela, pé de galinha, caseado, ponto cruz, espiga, alinhavo, chuleio, haste, corrente, corrente aberta, ponto atrás, palestrina, rococó, margarida e elo.
A artesã Neusa Maria da Silva, moradora do Jaguari, aprendeu novas técnicas para incrementar o seu trabalho. “Esses bordados da vovó aprendi com 6 e 7 anos na escola da roça e agora relembrei. Vou fazer pra vender e para dar presentinhos. Gosto muito de artesanato”, disse.
Moradora da região central, Anna Luiza Gil, 35 anos, se surpreendeu com a versatilidade do uso dos bordados. “Eu achei ótimo o curso. Eu já faço artesanato. Pinto quadros, camiseta e caixinhas. Vou usar bordados nos quadrinhos. Eu vi bordados modernos na internet. Estou aprendendo a base para conseguir inovar.”
Adriana Cristina Nascimento, 36 anos, que mora no Jardim República, viu no curso uma oportunidade de geração de renda. “Eu gostei e quero aprender para gerar renda. No momento, estou procurando um trabalho. Para quem não sabia nem pôr a linha na agulha, me surpreendi”, disse.
Mais informações sobre o programa estão na internet. Outras informações na Casa do Trabalhador (Praça Afonso Pena, 175 – Centro) ou pelo telefone 3923-5770.