Secretaria de Governança
Conscientizar a sociedade sobre a necessidade de se unir para a redução no número de acidentes de trânsito e assim salvar vidas. Com essa proposta, surgiu em 2014 o Maio Amarelo, que é trabalhado em todo o território nacional.
São José dos Campos participa desses esforços desde o lançamento da campanha e reforça suas ações durante o mês de maio para envolver os moradores da cidade nesse objetivo, o de entender que medidas simples no trânsito, como o respeito as regras e a gentileza no dia a dia nas ruas do município, podem salvar vidas.
Para agradecer o comprometimento e o trabalho da cidade nessas ações, assim como de outras instituições, o Observatório Nacional de Segurança Viária promoveu um evento em São Paulo para homenagear os parceiros do Maio Amarelo.
A equipe de educação de trânsito de São José dos Campos participou das homenagens e do intercâmbio de “boas ações” desenvolvidas em diferentes regiões do país para a redução de acidentes.
São José desenvolve projetos que têm merecido atenção por diferentes instituições de segurança viária, como o programa Lei Seca e as ações de mídia interativa do #Seja Você a Mudança no Trânsito.
O diretor-presidente do Observatório, destacou a importância da participação de cidades como São José dos Campos. “O Maio Amarelo é um movimento que não tem dono, que é da sociedade, que faz a diferença e engaja vários segmentos em prol de uma causa”, afirmou.
O coordenador do setor de educação para o trânsito da Prefeitura, reforçou a afirmação de Ramalho. “Procuramos envolver todos nessa campanha, porque a redução de acidentes em São José dos Campos é responsabilidade de cada um. Situações como excesso de velocidade estão entre as principais causas de mortes na cidade e que podem ser evitadas com ações simples. Durante todo o mês de maio trabalhamos com diferentes públicos destacando essa mensagem.”
Cerca de 20 mil pessoas foram envolvidas nas ações do Maio Amarelo na cidade, que contou com ações entre jovens, por meio do programa Papo Seguro, blitze da Lei Seca em parceria com as polícias rodoviárias Estadual e Federal e Bombeiros, abordagens educativas em ruas da cidade, palestras em empresas e escolas, distribuição de rosas amarelas e iluminação de viadutos também com essa cor.