Guarda Civil faz entrega de agasalhos para EMEF Rio Comprido
06/07/2016
Guarda Civil faz entrega de agasalhos para EMEF Rio Comprido
A doação foi feita pelos alunos da EMEF Professora Luzia Levina Aparecida Borges, que participa do programa Escola Segura, da GCM Foto: Antonio Basílio/PMSJC

Secretaria de Governança

A Guarda Civil Municipal (GCM) de São José dos Campos entregou mais de 200 peças, entre agasalhos, calçados e cobertores, para 156 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Rio Comprido, na região sul de São José dos Campos. A cerimônia de entrega ocorreu na tarde dessa terça-feira (5).

A doação foi feita pelos alunos da EMEF Professora Luzia Levina Aparecida Borges, no Jardim Satélite (sul), que participa do programa Escola Segura, da GCM. As peças foram arrecadadas entre os dias 22 e 26 de junho, período em que os guardas do programa realizaram na escola palestras educativas sobre valores sociais.

Em agradecimento à doação, os alunos da EMEF Rio Comprido montaram uma faixa e cantaram versos montados por eles próprios, para os guardas e professores da EMEF Professora Luzia Levina Aparecida Borges que participaram da solenidade.

A professora Edilamar Pavan, da EMEF Rio Comprido, disse que é essencial o fortalecimento dessas ações. “O envolvimento dos alunos nas homenagens foi muito bom, a interação entre as escolas tem sido muito importante.”

Para a diretora da EMEF Rio Comprido, a iniciativa é fundamental, e envolveu além dos alunos toda a comunidade. “O trabalho da Guarda Civil tem que ser divulgado, porque tem dado resultado”, afirmou.

Para o Comandante da GCM, Alex Alexandre da Silva Santos, que acompanhou a entrega dos agasalhos, a ação é válida para a conscientização dos alunos. “Esse tipo de evento desperta na criança o desejo de solidariedade e também de companheirismo. Foi muito bom ver a interação entre as escolas.”

Programa

O programa Escola Segura, da Guarda Civil Municipal, está presente em todas as escolas da rede municipal de ensino. Desde que foi criado, em 2013, já atendeu mais de 30 mil alunos por meio de palestras educativas e apresentações teatrais, com a proposta pedagógica que inclui disciplina, o perigo das drogas, igualdade racial e respeito ao próximo.