Revelando SP leva a diversidade cultural paulista para o Parque da Cidade
Secretaria de Governança
Expositores de artesanato, barracas de comidas típicas e diversas atrações integram a programação da 15ª edição do Revelando São Paulo – Vale do Paraíba, em São José dos Campos. O evento teve início nesta quarta-feira (6) e prossegue até domingo (10), das 9h às 21h, no Parque da Cidade Roberto Burle Marx (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana).
O Revelando São Paulo teve início com um cortejo ecumênico de recepção da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que percorreu parte do Parque até o palco principal, passando pelo caminho de palmeiras e pelos ranchos montados para o evento. O cortejo foi acompanhado pela Banda de Santana, que tocou o hino nacional para o hasteamento das bandeiras de São José dos Campos, do estado de São Paulo e do Brasil, seguido do levantamento de mastros.
A cerimônia de abertura destacou a importância da cultura de paz. “Durante todo o Revelando, nós podemos ver a promoção da convivência com a diversidade. O mais importante é encontrar pessoas e celebrar esse encontro”, disse o presidente da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
O gestor público Josué Silva acompanhou o início do evento com a filha Ana Clara. “Esse festival é muito importante, divulga a cultura de cada cidade, traz as comidas típicas, reúne o pessoal, eu acho muito legal participar. Eu venho todo ano. O mais importante é o momento do cortejo de Nossa Senhora, que abençoa todo mundo”, falou.
Até domingo (10), o público pode apreciar os mais diferentes tipos de artesanato e uma grande variedade de culinária. A doceira Maria Mantelato, da cidade de Itapira, está em um dos estandes de doces caseiros. “Tem compota de fruta, doce de leite, goiabada cascão, tem de tudo um pouco. Eu já participei do Revelando seis vezes e esse ano vai ser ainda melhor do que o ano passado, que já foi muito bom”, ressaltou.
A artesã Tercila dos Santos também está participando da 15ª edição do evento. “Eu trabalho com arte em ferro, representando a cultura da arte reciclada. O Revelando já faz parte da minha história há 17 anos”, disse a expositora de Carapicuíba.
O agricultor Levídeas da Silva está participando do evento como representante de Itaoca. “Nosso artesanato traz a cultura da cana, são todos produtos derivados da cana. É muito bom poder participar, ver as obras de todas as comunidades e fazer amizades por aqui”, relatou.
O Revelando São Paulo Vale do Paraíba é um festival de cultura tradicional e popular do Estado, que valoriza as raízes, as tradições e o folclore paulista. A realização é da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e da Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), o evento é organizado pela Abaçaí – Cultura e Arte.
Mais informações em: http://www.abacai.org.br/revelando.