Casa de Cultura Eugênia da Silva promove vivência com figureira Mudinha
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
A Casa de Cultura Eugênia da Silva (Rua dos Carteiros, 110 – Novo Horizonte) terá como convidada a figureira Maria Benedita Vieira, conhecida como Mudinha, nesta quarta-feira (13), a partir das 14h, no projeto “Vivenciando a Cultura Popular”. A participação é gratuita.
Mudinha vai compartilhar seus saberes da cultura popular, modelando figuras do seu universo, usando sua técnica exclusiva de modelagem e pintura. O ofício ela aprendeu com a mãe, que usava as figuras para educar já que a filha nasceu com deficiência da fala. Por meio dos objetos moldados no barro, Mudinha encontrou um meio de expressão. Os temas são variados, costumam retratar cenas do cotidiano e figuras do seu rico imaginário.
São produzidos pavões, onças, bois, animais da roça e da floresta, além de objetos como vasos de flores, cenas de mulheres trabalhando e casais em bancos de praça. Suas sensíveis produções revelam como a artista enxerga o mundo. Em 2015, Mudinha foi contemplada com o Prêmio de Mestre da Cultura Viva de São José dos Campos pela importância de sua arte para cultura do município.