Prefeitura e ITA assinam convênio para capacitação de professores
12/07/2016

Secretaria de Governança

A Prefeitura de São José dos Campos formalizou na tarde desta terça-feira (12) convênio com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) para a oferta de cursos gratuitos de aperfeiçoamento profissional voltados a professores e gestores da Rede Municipal de Educação. Serão oferecidas 60 vagas: 30 para professores e 30 para gestores (diretores, orientadores e demais profissionais que atuam na gestão escolar).

Os cursos, voltados à formação dos educadores em tecnologias da informação e comunicação, serão ministrados no Laboratório de Educação Digital e Interativa (LEDI), centro de inteligência responsável pelo desenvolvimento de conteúdo para o programa Escola Interativa. O objetivo é ampliar ainda mais a formação dos educadores para atuação competente com uso de tecnologia em sala de aula.

O convênio, celebrado por intermédio da Fundação Casimiro Montenegro Filho, foi assinado pelo prefeito e pelo reitor do ITA. “Essa é a primeira parceria entre as partes e irá formar professores e gestores mais capacitados. Estamos em um período muito bom em nossa Rede, estamos vivendo um momento de ebulição no ensino”, disse o prefeito, após a assinatura.

“O ITA tem 66 anos de trabalho em tecnologia e ensino para os alunos. Agora, vamos trabalhar com a educação básica, passar isso para os professores e gestores para que, no futuro, esses alunos possam ingressar no próprio ITA ou em outra universidade. Esses gestores e professores serão nossos multiplicadores”, disse o reitor do ITA.

A Secretaria Municipal de Educação inicia as inscrições para os dois cursos em 25 de julho. Haverá processo seletivo que levará em conta itens como região de atuação, nível de conhecimento, currículo, entre outros critérios. Somente professores efetivos da Rede Municipal poderão participar.

As regras de inscrição estarão no edital que será publicado na página da Secretaria de Educação. A aula inaugural está marcada para 17 de agosto e o início efetivo das aulas, para 20 de agosto.