Empresa de São José exporta soluções de TI para o Equador
12/07/2016
Empresa de São José fecha contrato com governo do Equador
A empresa Sistema Athos, do Parque Tecnológico (foto),que desenvolve softwares fechou contrato com o governo do Equador Foto: Antonio Basílio/PMSJC

Secretaria de Governança

A empresa joseense Sistema Athos, que desenvolve softwares de gestão para o setor varejista, fechou recentemente um contrato com o governo do Equador para fornecer soluções de automação comercial na cidade planejada de Yachay, construída para ser um dos maiores parques tecnológicos da América Latina.

O contrato é resultado de um termo de cooperação firmado entre São José dos Campos e o Equador em 2014. “É a tecnologia de São José para o mundo”, comemorou o diretor Rodrigo Freitas. Trata-se da primeira operação internacional da empresa, fundada em 2009 e instalada desde 2014 no Parque Tecnológico de São José dos Campos.

“Temos aqui um excelente espaço e estrutura física adequada às necessidades profissionais de nosso negócio, além de dispormos dos melhores equipamentos em automação para testes e homologações”, explicou, ressaltando que a empresa conta hoje com mais de cem funcionários divididos em 15 revendas autorizadas, a maioria delas no Vale do Paraíba.

O diretor ressaltou que a operação no Equador está caminhando dentro do cronograma planejado. “Já constituímos a empresa e homologamos o produto, que começará a ser comercializado ainda este mês. Estamos agora na fase final da contratação e treinamento da equipe”, comentou.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, o crescimento internacional da Sistema Athos demonstra todo o potencial de São José dos Campos no âmbito da ciência e tecnologia.

“Esse projeto comprova a extrema competência de nossos empresários, entre os mais capacitados do país, mas também a importância de fomentar um ambiente empresarial adequado para as pequenas e médias empresas de base tecnológica”, afirmou.

“O processo contou com o apoio constante do Parque Tecnológico e da Prefeitura de São José. Existe um esforço permanente em prol da internacionalização das empresas instaladas no Parque. Nossa missão é buscar o desenvolvimento de nossas empresas no exterior”, disse o diretor de operações do Parque Tecnológico.

Cooperação

A Prefeitura de São José dos Campos criou nos últimos anos uma relação privilegiada com o governo do Equador. O Parque Tecnológico serviu, inclusive, de modelo para o desenvolvimento de Yachay, verdadeiro ecossistema de conhecimento e inovação que exigiu US$ 1 bilhão em investimentos.

O presidente do Equador esteve em São José em julho de 2014 para conhecer o Parque Tecnológico. Na ocasião, o prefeito e o gerente geral de Yachay assinaram um termo de cooperação com o objetivo de identificar oportunidades de parcerias nas áreas de desenvolvimento econômico, ciência e tecnologia.

Em novembro do mesmo ano, o vice-ministro da Educação e o cônsul geral do Equador em São Paulo vieram conhecer o programa Escola Interativa, implantado pela Prefeitura.

No início de 2015, o prefeito e o diretor do Parque Tecnológico de São José dos Campos viajaram ao Equador para participar de um evento científico em Yachay.