Casa de Cultura Lili Figureira promove 1º Festival de Capoeira
13/07/2016

Secretaria de Governança

A Casa de Cultura Lili Figureira (Rua Roberto Cruz, 40 – Jardim Santo Onofre) promove o 1º Festival de Capoeira Infantil neste sábado (16), a partir das 15h. A participação e a entrada são gratuitas.

O festival tem como objetivo desenvolver o intercâmbio cultural entre os praticantes e simpatizantes de capoeira, incentivando crianças e adolescentes de São José dos Campos nesta prática desportiva. Foram convidados três mestres e grupos para apresentar e falar de suas experiências em uma descontraída roda de conversa.

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música. Iniciada no século XVI, essa arte se concentrava nas senzalas, onde os escravos que trabalhavam nos engenhos de açúcar dormiam, e tinha o objetivo de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores.

Até o ano de 1930, a prática da capoeira ficou proibida no Brasil, pois era vista como uma prática violenta e subversiva. Em 1930, um importante capoeirista brasileiro apresentou a luta para o presidente Getúlio Vargas, que gostou e a transformou em esporte nacional.