Obras de modernização do centro avançam para a região da Luís Jacinto
Secretaria de Governança
Os trabalhos que estão sendo realizados para a requalificação e modernização da área central de São José dos Campos chegaram nessa quinta-feira (14) ao último trecho da Avenida Madre Teresa e devem prosseguir nesta sexta-feira (15) para a Rua Luís Jacinto.
Na Avenida São José já estão à disposição da população os decks de madeira, construídos para tornar ainda mais atrativa a contemplação da orla do Banhado, e também uma calçada mais ampla com ciclovia, academia ao ar livre, quiosques e uma área segura de passeio.
As obras na Rua Rui Dória, paralela à Avenida São José, também já foram executadas. A Prefeitura alargou o espaço de calçada e a via recebeu ainda novo asfalto, paisagismo e novo sistema de iluminação, além de um chafariz de piso, com jogos de água e luz.
Na Travessa João Dias, foi implantado novo piso, mobiliário, como bancos e lixeiras, e novo projeto ornamental. O Cine Teatro Benedito Alves foi recuperado.
Neste momento, os serviços estão sendo executados na Avenida Madre Teresa, que também está recebendo novo calçamento, com ampliação da área de passeio, e ciclovia.
Os trabalhos na ligação com a Rua Luiz Jacinto visam ampliar o espaço de calçada de pedestres e também permitir a conexão com a ciclovia que está sendo implantada na Avenida Nove de Julho e a já existente na Avenida Borba Gato/Anchieta, garantindo um percurso seguro aos ciclistas da região norte a região oeste.
Trânsito
Para a realização das obras, e por questões de segurança, o trânsito na Avenida Madre Teresa a partir da Rua Antônio Moraes Barros passará por ajustes.
A circulação de veículos ocorrerá em duas faixas de rolamento e a saída da Rua Antônio Moraes para a Madre Teresa ficará interditada e no local será permitido somente o trânsito local.
Os motoristas que utilizam a via para o acesso a orla do Banhado deverão seguir rotas alternativas durante as obras, como o acesso pela Rua Humaitá ou Nelson D´Ávila seguindo pela travessa Francisco Almada.
O ponto de ônibus será realocado para o trecho próximo ao acesso da Rua Dolzani Ricardo.
Agentes de trânsito e fiscais do transporte público estarão no local para auxiliar os motoristas, pedestres e ciclistas que trafegam pela avenida.
Novo Centro
Além dos trechos já entregues na Avenida São José e Rua Rui Dória, as obras de modernização e requalificação previstas no Novo Centro continuam em andamento em outros pontos da região central.
Na Praça da Matriz, um importante eixo que conecta a Avenida São José, o Terminal Central, o Mercado Municipal e o calçadão, está sendo reurbanizada com novo paisagismo. Os trabalhos começaram pela troca e nivelamento do piso e com a implantação de novos equipamentos como bancos, bicicletários e lixeiras. O chafariz da praça também será recuperado e ganhará nova iluminação.
Na Avenida Nove de Julho, uma das principais vias do centro expandido de São José, a Prefeitura está implantando 1,3 quilômetro de ciclovia e novas áreas de passeio. No trecho ao lado do Parque Vicentina Aranha será instalado um “pocket park”, um espaço com mobiliários e paisagismo, que renovam e ampliam a oferta de espaços públicos.
O projeto foi desenvolvido, respeitando todas as diretrizes legais e alinhado ao Plano de Mobilidade Urbana, que estimula o uso de transporte coletivo e de veículos não motorizados. O investimento da Prefeitura no projeto do Novo Centro é de R$ 8,6 milhões, uma economia de 11% em relação ao valor previsto no edital da obra.