SAMU participa de simulado de ataque terrorista nesta quinta-feira
19/07/2016
Aeroporto de São José dos Campos
O SAMU participa nesta quinta-feira (21), de um simulado de ataque terrorista. O treinamento será realizado no aeroporto da cidade. Foto: Antonio Basílio/PMSJC

Secretaria de Governança

As equipes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de São José dos Campos participam nesta quinta-feira (21), a partir das 15h, de um simulado de ataque terrorista que deixará 50 vítimas. O treinamento será realizado no aeroporto da cidade.

O simulado envolverá cerca de 300 pessoas e deve mobilizar 60 pessoas das equipes de resgate de urgência e emergência da cidade, entre SAMU, Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU), COI (Centro de Operações Integradas), Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial (BINFA) e Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP).

Será simulada a chegada de uma delegação estrangeira. Durante o desembarque, um segurança do aeroporto identificará um suspeito entre as pessoas que estão no saguão. Ao ser abordado pelas autoridades e diante dos questionamentos, ele aciona uma bomba, que explode e faz diversas vítimas.

A administração aeroportuária local inicia o procedimento de emergência, acionando as Forças de Segurança Pública. A área é totalmente isolada e cães farejadores são levados para certificar que não existam mais bombas. Só então a operação de salvamento é iniciada.

Depois disso, um novo cenário: um dos terroristas, que conseguiu embarcar, mantém dez passageiros e quatro tripulantes reféns dentro de uma aeronave e despacha uma bagagem contendo artefatos explosivos. No simulado, será utilizado um Boeing 737.

“O objetivo, de todo o histórico fictício é conferir a eficácia do Programa de Segurança Aeroportuária do aeroporto de São José dos Campos e treinar as equipes para o caso de uma ocorrência real. O preparo é importante, já que a Olimpíada se aproxima e São José está estrategicamente localizada entre o eixo Rio-São Paulo”, disse o médico e coordenador do SAMU de São José.

Como parte de preparação para a Olimpíada, o SAMU acaba de adquirir cinco Kits de Desastres, que passam a compor os equipamentos das unidades de atendimento básico e avançado, que será usado durante o simulado.

“Esperamos que nunca precisemos usar esses equipamentos em uma situação real. Mas, caso ocorra, é preciso que as equipes estejam preparadas, treinadas e saibam exatamente o que fazer, em conjunto. Cada um no seu papel e na sua área, com a agilidade e inteligência necessárias para tratar a situação de extrema tensão. Isso é muito importante e, por isso, o simulado é extremamente válido”, disse o coordenador.