Seminário de elaboração do Plano Diretor reúne cerca de cem pessoas
20/07/2016
Plano Diretor
O evento, fez parte das atividades de elaboração do Plano Diretor do município, uma das principais leis que está em processo na cidade Foto: Antonio Basílio/PMSJC

As perspectivas de futuro, as melhores conjunturas de crescimento e os vetores de desenvolvimento sustentável de São José dos Campos foram debatidos na noite dessa terça-feira (19), em seminário realizado pela Prefeitura com a sociedade. O evento, organizado pela Secretaria de Planejamento Urbano, fez parte das atividades de elaboração do Plano Diretor do município, uma das principais leis que está em processo de revisão na cidade.

O seminário, realizado no auditório do Centro da Juventude, teve a participação de cerca de cem pessoas, incluindo representantes do Poder Judiciário, Legislativo e Executivo. Também participaram da reunião lideranças comunitárias e entidades representantes de classes, como (AEA) Associação de Engenheiros e Arquitetos e Aconvap (Associação das Construtoras do Vale do Paraíba).

O secretário de Planejamento Urbano, fez a primeira palestra da noite com uma breve apresentação da história dos planos diretores de São José e suas consequências para a cidade. “O plano atual é pouco inclusivo, não foi elaborado pensando nas particularidades de cada região do município”, pontuou. “Temos como base na revisão dessa lei, a melhoria na qualidade de vida da população”, finalizou o secretário.

A segunda palestra do evento foi ministrada pela arquiteta e urbanista Nívea Oppermann. Ela falou sobre a “Nova visão de planejamento dos centros urbanos, pensando em cidades para pessoas”. O tema foi tratado com foco nas questões de mobilidade e sustentabilidade. Para ela, São José precisa seguir investindo no sistema de transporte coletivo e não motorizado.

“Espero ter contribuído com alguns conceitos e ideias que possam subsidiar a revisão do Plano Diretor de São José. A primeira coisa que temos que pensar é: ‘Que cidade queremos viver?’. Uma cidade é construída de forma coletiva, colocando as pessoas no centro da atenção”, disse Nívea.

O ciclo de apresentações do seminário foi encerrado com a participação da arquiteta e urbanista Paula Pollini com a palestra “Experiência do Plano Diretor de São Bernardo do Campo”. “São Bernardo possui similaridades com São José, tanto na questão populacional quanto de desenvolvimento”, considerou Paula.

Após as palestras, a palavra foi aberta ao público para tirar dúvidas sobre os temas tratados no seminário. Todo conteúdo do seminário, registrado em ata eletrônica, será analisado tecnicamente pela equipe da Prefeitura.

Participação

Para a formatação do Plano Diretor, a Prefeitura considera fundamental oferecer espaços de participação para quem mais conhece São José dos Campos: seus moradores. O munícipe que não compareceu ao evento pode acompanhar as discussões do Plano Diretor por meio do site www.planodiretor2016.sjc.sp.gov.br.

Plano Diretor

O Plano Diretor é uma lei municipal que organiza o crescimento e o funcionamento do município. O Plano vale para toda a cidade, ou seja, para as áreas urbanas e rurais e tem validade de dez anos. A atual legislação foi elaborada em 2006. Nessa última década, São José cresceu e se desenvolveu, passando a apresentar novas características e desafios.

A partir dessas mudanças, é preciso atualizar o diagnóstico existente para então fazer propostas que norteiem o crescimento da cidade. A revisão do Plano Diretor também é uma exigência do Estatuto da Cidade.