Oficina do Qualifica ensina confecção de porta óculos
20/07/2016
Programa Qualifica promove a primeira de três oficinas de artesanato
O Programa Qualifica da Prefeitura de São José promoveu nessa terça-feira (19) a primeira das três oficinas de artesanato Foto: Alessandra Jorge / PMSJC

Secretaria de Governança

O Programa Qualifica da Prefeitura de São José dos Campos promoveu nessa terça-feira (19) a primeira das três oficinas de artesanato que ensinam a trabalhar com feltro, aplicação em tecido e pontos de bordado. Além de aprender a confeccionar um porta óculos, as alunas receberam dicas de como tornar o produto atrativo e noções de precificação, tornando-o uma boa opção de geração de renda.

Novatas no ofício do artesanato, Alessandra Obristi, moradora do Galo Branco e Angelita Maria de Oliveira, moradora do Jardim Guimarães, aprovaram a dinâmica da oficina. “Eu sempre gostei de artesanato e tinha vontade aprender. Achei fácil a dinâmica da aula. Como estou à procura de trabalho, pretendo aprender para fazer em casa e vender”, disse Alessandra.

“Achei rápido fazer. Eu já tentei aprender pela internet, mas não consegui fazer. Aqui você tem a professora para dar dicas e tirar dúvidas na hora que elas surgem. Também quero tornar o artesanato uma profissão”, disse Angelita.

Para as alunas previamente matriculadas, ocorre nesta sexta-feira (22) a segunda oficina com o tema “Porta maquiagem” e encerrando o ciclo, “Porta pano de prato – Boneco Maitre”, nos próximos dias 26 e 29.

Qualifica São José

Em 2016, foram ofertados 37 cursos, com 951 vagas. Também foram oferecidas 600 vagas em palestras sobre como elaborar um currículo, se preparar para entrevistas e dinâmicas de emprego, além de dicas de como ser um profissional competente.

O programa também realizou sete treinamentos na área de hidráulica, com 700 vagas disponibilizadas e 11 oficinas de artesanato com 300 vagas. Mais informações sobre o programa estão disponíveis na internet, na Casa do Trabalhador (Praça Afonso Pena, 175 – Centro) ou pelo telefone 3923-5770.