Ciclovia da Nove de Julho terá conexão com região Oeste e Centro
21/07/2016
As obras de requalificação da Nove de Julho entram na fase final
As obras de modernização e requalificação da Avenida Nove de Julho, um dos principais corredores da zona central entraram em fase final Foto: Antonio Basílio/PMSJC

As obras de modernização e requalificação da Avenida Nove de Julho, um dos principais corredores da zona central de São José dos Campo, entraram em fase final de execução. Os trabalhos estão concentrados agora no deslocamento do último trecho do canteiro que divide a via e na construção das conexões da ciclovia que está sendo implantada com as demais existentes no centro e região oeste do município.

A ciclovia da Nove de Julho, que já está recebendo pintura e acabamento, começa no entroncamento com a Avenida Heitor Villa Lobos e segue até o trevo próximo ao Tênis Clube. O espaço destinado aos ciclistas possui 2,80 metros de largura, permitindo o trânsito seguro de bicicletas sentido centro e bairro.

O equipamento irá se conectar à ciclofaixa da Avenida Borba Gato, permitindo acesso a bairros da região oeste de São José, como Urbanova, onde a Prefeitura está construindo uma passarela destinada exclusivamente para ciclistas e pedestres, conectando-os às ciclovias e ciclofaixas da Lineu de Moura e Shishima Hifumi.

Outra conexão possível da ciclovia da Nove de Julho será com a ciclovia da Orla do Banhado, que também está sendo executada por meio do projeto Novo Centro, através da ciclofaixa em construção na Rua Luiz Jacinto.

No total, a Prefeitura está construindo cerca de 3 mil metros ciclovia e ciclofaixa somente nesta primeira fase do projeto Novo Centro. As intervenções seguem as diretrizes do Plano de Mobilidade Urbana, que prevê o incentivo ao uso de transporte coletivo e de veículos não motorizados.

Justiça

A Justiça de São José dos Campos apontou que a obra na Avenida Nove de Julho não oferece prejuízo ao conjunto arquitetônico do Parque Vicentina Aranha e respeita a lei de zoneamento em vigor. O despacho foi emitido no último dia 18, após vereadores da oposição tentarem paralisar a obra.

Segundo o juiz da 2ª vara da Fazenda Pública, Luiz Guilherme Cursino de Moura Santos, “a obra na Avenida Nove de Julho, não sendo destinada ao levantamento de prédios ou edifícios de porte elevado, conclui-se que, em princípio, não haverá prejuízo à visibilidade do conjunto arquitetônico tombado no âmbito estadual.”

O juiz afirmou ainda que a obra está de acordo com a legislação. “Além disso, ao menos numa análise perfunctória, a realização do Estudo de Impacto de Vizinhança e/ou do Relatório do Impacto de Tráfego não era indispensável, visto que o empreendimento hostilizado não se enquadra em nenhuma das hipóteses previstas no art. 272 da Lei Complementar Municipal n.º 428/10”.

A Justiça lembrou também que a intervenção na Nove de Julho tem autorização do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).