Orquestra Bachiana marca aniversário de São José e do Parque da Cidade
22/07/2016
Orquestra Bacchiana vai se apresentar em São José dos Campos
Orquestra Bacchiana vai se apresentar no Parque da Cidade na quarta-feira (27), aniversário de São José dos Campos Foto: Divulgação

Os 249 anos de São José dos Campos e os 20 do Parque da Cidade Roberto Burle Marx serão marcados pela apresentação da Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP, sob a regência do maestro João Carlos Martins, nesta quarta-feira (27). O espetáculo será às 11h, em um palco montado em frente à Residência Olivo Gomes, no Parque da Cidade (Avenida Olivo Gomes, 100), em Santana.

A apresentação será o encontro do maestro João Carlos Martins e seus músicos com as obras do arquiteto Rino Levi e os jardins de Roberto Bule Marx, promovendo uma homenagem a esses mestres que tanto contribuíram para a cultura brasileira e ao principal espaço público destinado ao lazer, à memória, à cultura e à preservação ambiental em São José dos Campos.

A Orquestra Bachiana executará composições clássicas de Beethoven, Mozart, Gluck, Hadjidakis e Theodorakis. Considerada uma das maiores orquestras de iniciativa privada no Brasil, a Bachiana Filarmônica é mantida pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) desde 2010, com a missão de levar educação musical e a inclusão cultural por meio da difusão da música erudita para todos os públicos, sob a direção artística e regência de João Carlos Martins.

Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, o maestro João Carlos Martins atingiu um patamar raramente alcançado por outros músicos brasileiros. Um dos pontos altos de sua carreira foi a gravação da obra completa para teclado de Bach. Logo após, devido a problemas físicos, teve que abandonar a carreira de pianista, canalizando sua paixão pela música para a regência. Com mais de 60 anos de carreira, ele ainda emociona o público quando volta ao piano em participações especiais.

Parque da Cidade

O Parque da Cidade Roberto Burle Marx foi criado em 1996 em área da antiga Tecelagem Parahyba, com aproximadamente 1 milhão de metros quadrados. São mais de 40 pontos de visitação como os galpões industriais, a Casa do Café, as alamedas de palmeiras imperiais, o anfiteatro ao ar livre, os extensos gramados, os lagos e, principalmente, os Jardins de Burle Marx.

A internacionalmente famosa Residência Olivo Gomes foi construída entre 1949 e 1951, com projeto do arquiteto Rino Levi. A construção é um ícone do modernismo brasileiro e recebeu no último ano obras de conservação e manutenção para que pudesse ser reaberta à visitação pública.

Tombado pelo Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural), o Parque da Cidade tem a Residência Olivo Gomes e os Jardins protegidos pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico).