Bailarinos aprendem método cubano no Centro Clemente Gomes
25/07/2016

Secretaria de Governança

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), em parceria com a Associação Cultural Montanha Encantada, está promovendo a partir desta segunda-feira (25) o “Curso de Fundamentos do Balé Clássico – Método Cubano: teoria e prática”, ministrado pela cubana Mercedes Beltrán. O curso, voltado para professores e para alunos em nível avançado, segue até sexta-feira (29), das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30.

Durante o curso, são apresentados aos alunos diversos métodos voltados ao balé clássico, principalmente o método cubano. Para a professora Mercedes Beltrán, o curso é importante, principalmente por causa da troca de experiências.

“Aplicamos vários conhecimentos diferentes que envolvem o balé clássico e nos aprofundamos no método cubano, que é o de minha formação. O mais importante é o enriquecimento que esse intercâmbio de experiências proporciona entre alunos e professores”, destacou.

Segundo Mercedes, o método cubano é considerado o mais adequado às condições físicas, à musicalidade e à expressão corporal latinas. Foi influenciado pelas mais variadas escolas de dança do mundo, como a russa, italiana, inglesa e espanhola. Com os elementos naturais da cultura de seu povo, por meio de movimentos de quadris e braços comuns às danças populares do Caribe, foram adaptados os movimentos clássicos para o físico dos bailarinos latinos.

A orientadora acredita que o curso agrega a todos os envolvidos. “Estou gostando muito de participar, de aplicar esse curso. É importante também para mim essa troca de conhecimento, a relação bailarino – professor engrandece a nossa bagagem”, finalizou.

Mercedes Beltran é formada em Arte da Dança pelo Instituto Superior de Arte de Havana, em Cuba, e ex-bailarina do Ballet de Camaguei. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em metodologia de ensino da dança clássica da escola cubana de balé, coreografia, direção artística e elaboração de projetos culturais. Atua como mestre preparadora de bailarinos para concursos nacionais e internacionais.

A Associação Cultural Montanha Encantada é gestora da Cia. Jovem de Dança de São José dos Campos, criada em 2010 pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, com o objetivo de despertar talentos ao incentivar a formação de bailarinos nos gêneros balé clássico e dança contemporânea.