Operação Tocha Olímpica normaliza trânsito e linhas de ônibus
27/07/2016

O trânsito nas 20 ruas e avenidas por onde a Tocha Olímpica passou nesta terça-feira (26) foi sendo liberado gradativamente, com intervalos de 20 a 30 minutos após a passagem do comboio que acompanhou os condutores. O primeiro ponto a ser reaberto ao tráfego foi a região do Jardim Colinas, por volta das 18h10.

A operação de trânsito e segurança montada pela Prefeitura para passagem da Tocha conseguiu liberar a Avenida Olivo Gomes, última via por onde a chama se deslocou, por volta das 20h30.

Alguns pontos registraram lentidão por ficarem próximos a trechos interditados. Foi o caso das avenidas Jorge Zarur e Florestan Fernandes (sentido centro), por reflexo do fechamento da rotatória do Colinas. As vias Paraibuna e Nelson D´Ávila também tiveram lentidão devido a uma parada do comboio após o cruzamento com a Avenida João Guilhermino.

Às 18h30, o trânsito na Jorge Zarur e Florestan Fernandes já estava normalizado. A Paraibuna e a Nelson D´Ávila retornaram à normalidade por volta das 19h30, por conta parada do comboio próximo à Praça Afonso Pena. No local, um grupo tentou entrar na área do revezamento. Um homem foi detido pela Polícia Militar e conduzido à delegacia.

Os ônibus do transporte coletivo voltaram ao trajeto normal às 20h30, após a liberação da Avenida Olivo Gomes, último trecho do trajeto da Tocha antes da Chama entrar no Parque da Cidade.

Operação

A operação montada pela Prefeitura de São José dos Campos para o revezamento da Tocha Olímpica envolveu cerca de mil pessoas que, desde a manhã de terça-feira (26) já estavam mobilizadas para o evento.

Participaram voluntários, policiais militares, bombeiros, policiais rodoviários, policiais federais, policiais civis, Força Nacional de Segurança, agentes de trânsito, guardas civis municipais e funcionários da Prefeitura.

O deslocamento da chama pelas 20 ruas do município transcorreu de forma tranquila e com a participação da população nos diferentes pontos de revezamentos dos condutores da Tocha.

A segurança foi coordenada a partir do Centro de Operações Integradas (COI) por meio das equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. O monitoramento do trânsito foi realizado pelas câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO).