Começa a campanha volta às aulas em São José dos Campos
29/07/2016

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou nessa quinta-feira (25) a primeira etapa da campanha volta às aulas. Cerca de 13 professores da EMEF Jacyra Vieira Baracho assistiram a uma palestra sobre educação para o trânsito proferida pela Polícia Rodoviária Federal. O objetivo é formar os educadores para que se tornem multiplicadores do comportamento seguro dentro das salas de aula.

O poder do exemplo, consequências dos acidentes de trânsito e cidadania são alguns dos assuntos levantados durante o treinamento, além de dúvidas sobre legislação e procedimentos de fiscalização. Os profissionais são orientados sobre a importância de inserir o tema trânsito durante as aulas para que crianças e adolescentes aprendam a cuidar da própria segurança e adotem um comportamento seguro nas ruas, seja como pedestres, ciclistas, seja como ocupantes do veículo.

Para a orientadora pedagógica Perla Campos, a palestra foi importante por promover a reflexão dos professores como cidadãos e motoristas. “A partir da conscientização pessoal, eles conseguirão levar o tema para as salas de aula”, concluiu.

Neste segundo semestre, a campanha será realizada em três fases: além da capacitação dos educadores, os alunos passarão por uma dinâmica realizada pelos próprios professores. Na atividade, que foi inspirada em um dos vídeos destaque do movimento Maio Amarelo – Atenção pela vida 2016, os alunos farão uma reflexão sobre as consequências de um acidente de trânsito e o papel de cada um para evitar que pessoas percam a vida no trânsito.

Na sequência, pais e alunos serão recebidos na porta da escola pelas equipes de Educação para o Trânsito da Prefeitura, agentes de trânsito, polícias Rodoviária Federal e Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal para que possam assumir juntos o compromisso por um trânsito mais seguro.

A professora Kátia dos Reis aprovou a iniciativa. “Por meio da educação é que vamos conseguir formar cidadãos.” Para ela, o vínculo do professor com o aluno propicia um maior envolvimento dos alunos com o tema.

A campanha volta às aulas é mais uma ação realizada pela prefeitura de São José dos Campos em parceria com a Polícia Rodoviária Federal. As equipes já atuam juntas no programa Lei Seca e na operação quem viaja se prepara.