Exposições mantêm espírito olímpico em SJC após passagem da Tocha
29/07/2016

Enquanto o Brasil e o mundo estão na expectativa da abertura dos Jogos Olímpicos, São José dos Campos vive momentos intensos que remetem ao maior evento multiesportivo do planeta. Nesta sexta-feira (29), chegou à cidade o museu itinerante Se Prepara Brasil, da Bradesco Seguros, que ficará aberto ao público até domingo (31), no Parque da Cidade (Avenida Olivo Gomes, 100, Santana), das 9h às 18h, com entrada gratuita.

A mostra conta um pouco sobre os 120 anos de histórias olímpicas e paralímpicas. Na abertura do evento, esteve presente a ex-jogadora Leila, medalhista olímpica da Seleção Brasileira de Vôlei. Ela interagiu com o público ao lado dos mascotes Vinicius e Tom - dos Jogos do Rio, respectivamente Olímpicos e Paralímpicos - e Ginga, do Time Brasil.

Nesses três dias da mostra, os visitantes poderão conferir as curiosidades, que são apresentadas de modo interativo com vídeos, fotos e um acervo de peças do Olympic Museum (de Lausanne, na Suíça), do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Comitê Rio 2016, além de coleções particulares. São cerca de cem itens, entre tochas, uniformes, medalhas, ingressos, mascotes.

A exposição é dividida em cinco núcleos - “História”, “Esportes”, “História Brasileira”, “Curiosidades” e “Rio 2016” - e cada um deles contém aplicativo, vídeo, peças e imagens. Lá estão réplicas das medalhas de prata e bronze da edição de 1896 (Atenas) e da carta do barão de Coubertin, criador dos Jogos Olímpicos da era moderna, na qual, em 1913, aparece pela primeira vez a imagem dos cinco aros olímpicos.

Há ainda pictogramas de diversas edições e imagens de atletas brasileiros e de outros países, entre elas os integrantes da equipe de tiro do Brasil nos Jogos da Antuérpia (Bélgica), em 1920, quando o país disputou o evento esportivo pela primeira vez. O público também poderá conferir vídeos temáticos e totens interativos.

O projeto, que começou no dia 30 de abril em Vitória (ES) e Goiânia (GO) e percorreu o Brasil inteiro, fica neste fim de semana nas duas últimas paradas - a outra carreta está em Juiz de Fora (MG) - antes de partir para a última cidade, o Rio de Janeiro (RJ), onde ficará de 5 de agosto a 18 de setembro, durante a realização da Olimpíada e Paralimpíada.

São José e os Atletas Olímpicos

Durante a Olimpíada, de 5 a 20 de agosto, outra exposição sobre o tema, “São José e os Atletas Olímpicos”, estará aberta ao público no Paço Municipal (Rua José de Alencar, 123, Centro). A visita também é gratuita.

Com 17 painéis fotográficos, a mostra destaca os atletas de São José dos Campos que participaram dos Jogos Olímpicos no ciclo de 1948 a 2012. Entre os olímpicos joseenses, estão Fabíola Molina (natação), Zé Geraldo, Edvar Simões e Alberto Marson (basquete), Leandro Cunha (judô) e Bagé (futebol).

A partir do dia 22, os painéis serão levados às escolas municipais, com objetivo de apresentar a história do esporte joseense às crianças. A mostra é organizada pelo Museu de Esportes, que é mantido pela Prefeitura.

Celebração Olímpica

Na terça-feira (26), véspera do aniversário de 249 anos, São José dos Campos viveu muitas emoções com a passagem do revezamento da Tocha Olímpica pela cidade. Desde o momento da chegada da chama no fim da tarde no Extra do Colinas, até o acendimento da pira, no Parque da Cidade, a festa envolveu toda a população.

Depois, o fogo sagrado foi conduzido até o Parque Vicentina Aranha. Lá a comitiva foi recepcionada pelo prefeito, que deu as boas-vindas da cidade ao símbolo olímpico numa cerimônia com a presença de pessoas de todas as idades.

O evento culminou com a Celebração Olímpica no Parque da Cidade. Famílias inteiras, crianças, jovens, adultos e idosos foram ao local recepcionar a tocha, que foi levada ao palco pela atleta paralímpica Verônica Hipólito, após receber o fogo sagrada das mãos da nadadora olímpica joseense Fabiola Molina.